A imagem mostra alunas do curso de Psicologia do Grupo UniEduK durante palestra na empresa TechFilter

Grupo UniEduK promove palestra sobre Setembro Amarelo em parceria com TechFilter

Alunos do curso de Psicologia do Grupo UniEduK (UniMAX) realizam palestra sobre autocuidado e amor-próprio aos funcionários da empresa TechFilter, de Indaiatuba 

A fim de promover a saúde mental durante a campanha do Setembro Amarelo, alunos do curso de Psicologia do Grupo UniEduK (UniMAX) realizaram uma palestra aos funcionários da empresa TechFilter, em Indaiatuba. Na oportunidade, os estudantes abordaram os temas “autocuidado” e “amor-próprio”.

O evento aconteceu por uma iniciativa da Escola de Negócios do Grupo UniEduK, que contatou a empresa de filtros. A disciplina responsável pela ação foi “Psicopatologia Geral”, das professoras Carolina Porto de Almeida e Viviane Vianna de Andrade Fagundes.

Ao longo do evento, foi realizado o exercício “Monte sua polaroid”, na qual os funcionários da empresa escolheram atividades que gostam de praticar para incluir em sua rotina de autocuidado. Essas atividades estavam impressas e cortadas em forma de um quadrado, para que a própria pessoa colasse as imagens em um fundo branco, montando sua polaroid.

Logo após a construção da foto, o participante colocava as polaroids em uma árvore com galhos secos montada pelo grupo. “A ideia da árvore era trazer a mensagem de que o indivíduo é como uma árvore que merece atenção e cuidado, para assim florescer”, contam as responsáveis pela organização da atividade.

Por fim, a árvore fez bastante sucesso, desse modo, deixamos que ficasse na empresa com as fotos que os funcionários penduraram. Assim, eles poderiam reler as frases novamente em outro momento”, continuam.

Os alunos Brenda Marques, Douglas Pires, Gabriela Batista, Karoline da Cruz Vieira, Lilian Cristie de Oliveira e Mariana Vieira contam que abordar os temas de autocuidado é muito importante, uma vez que sensibilizam as pessoas, contribuindo para a prevenção do suicídio e promoção da saúde.

Além disso, também acreditam que a ação na empresa TechFilter trouxe reflexão aos trabalhadores, na medida em que muitos deles ficaram pensativos diante das opções de atividades de autocuidado e amor-próprio.

Notamos que, apesar de a atividade ser “simples”, acabou sensibilizando e impactando as pessoas, fazendo-as pensar sobre si e no que gostam de fazer no dia a dia”, explicam.

“Apresentar o nosso projeto em uma empresa foi uma experiência incrível, que nos permitiu observar o impacto fora do contexto universitário. Foi muito gratificante quando os funcionários pediram para deixarmos a árvore com as polaroids na empresa, para recordarem da atividade. Isso mostrou que, de alguma forma, a atividade foi significativa para eles”, compartilhou a aluna Gabriela Batista, do sexto semestre do curso de Psicologia.

De acordo com o orientador pedagógico do curso de Psicologia, professor Carlos Henrique Ferreira da Silva, o encontro realizado com os colaboradores da empresa Techfilter foi uma rica oportunidade para conversar sobre a valorização da vida e a saúde mental de maneira integrada com todos os aspectos que compõem a vida.

Conversamos sobre sinais de quando procurar ajuda de um profissional psicólogo e sobre possibilidades de atendimentos psicológicos por meio da Rede de Atenção Básica de Saúde e do Centro de Valorização da Vida”, completa o docente que acompanhou a atividade.

Por fim, a aluna Lilian Cristie de Oliveira compartilha que a oportunidade de realizar essa ação fora do campus da UniMAX trouxe muitos benefícios à sua formação acadêmica.

Essa oportunidade fez com que a gente colocasse em prática habilidades como falar em público, lidar com imprevistos, manejo e empatia ao direcionar os funcionários para a atividade, entre outras. Participar do evento impactou positivamente na nossa formação como psicólogas, pois, mesmo que, de forma simples, conseguimos sensibilizar as pessoas em relação ao Setembro Amarelo, bem como praticar algumas habilidades que, com toda certeza, serão utilizadas quando nos formarmos”, finaliza a aluna.

Pular para o conteúdo