Agende uma visita!

Hospitais Veterinários do Grupo UniEduK se fortalecem como referências para municípios paulistas

Parceria entre Prefeitura de Jaguariúna e UniFAJ vira modelo para outras cidades do interior

De um lado, um curso de Medicina Veterinária que alia o real aprendizado da prática médica à experiência e alta qualificação do seu corpo docente, além de dar aos estudantes acesso a laboratórios equipados e modernos que permitem procedimentos e inovações cirúrgicas. E ainda: um hospital veterinário com atendimento 24 horas para pequenos e grandes animais, único da Região Metropolitana de Campinas (RMC). De outro, um município que está entre as melhores estruturas de bem-estar animal da América Latina, conquistando o oitavo lugar na categoria “Estruturas e políticas efetivas sustentáveis”, do Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela organização internacional World Animal Protection (WAP) em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Ao se encontrarem, o Grupo UniEduK e a Prefeitura de Jaguariúna formalizaram uma parceria que vem realizando várias ações pela saúde animal. Atualmente, o Hospital Veterinário da UniFAJ abriga a área administrativa da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal da Secretaria de Saúde de Jaguariúna. Também oferece uma sala técnica cirúrgica para a realização de um robusto projeto de captura, castração, vacinação anti-rábica e devolução de gatos de colônias do município. Além disso, mantém uma sala para atendimento do Centro de Diagnóstico e Especialidades Veterinárias (CDEV). 

De acordo com a médica-veterinária Débora Conceição Barbosa Moreira Fattore, diretora da UVZ, a parceria está em ampliação. “Tanto o UniEduk quanto a Prefeitura irão potencializar o trabalho de conscientização sobre manejo humanitário de cães e gatos, otimizando a guarda responsável, fomentando a saúde única e evitando o abandono animal. Num futuro próximo haverá uma extensão universitária que trabalhará com cinco eixos: epidemiologia do abandono, teoria do elo, castração nas comunidades, medicina veterinária do coletivo e síndrome da Arca de Noé”, explica. 

Além dos impactos positivos para a sociedade, a parceria contribui para a formação dos alunos do Grupo UniEduK. “Trazer serviços estruturados para dentro dos nossos Hospitais Veterinários está em alinhamento com o DNA do Grupo UniEduK, que oferece um ensino de qualidade com muitas atividades práticas desde o início do curso. Dessa forma, conseguimos que os futuros médicos-veterinários acompanhem de perto e na prática o funcionamento dos serviços públicos voltados para a saúde animal. E esse é um diferencial de muita relevância para quem quer se destacar no mercado de trabalho”, afirma o gestor dos Hospitais Veterinários do Grupo UniEduK, Eduardo Viscardi. 

 

PARCERIA POSITIVA E RELEVANTE 

As ações promovidas entre Grupo UniEduK e Prefeitura de Jaguariúna na área de saúde animal têm chamado a atenção. O Hospital Veterinário da UniFAJ recebe visitas frequentes de profissionais de outros municípios em busca de conhecer a infraestrutura e o relacionamento entre academia e poder público. 

No início de agosto, estiveram nas instalações do Grupo UniEduK em Jaguariúna representantes de diversas cidades, entre elas Piracicaba, representada pela vereadora Alessandra Bellucci, que estava acompanhada da equipe da Guarda Civil Municipal. As impressões foram tão positivas que a visita rendeu um vídeo mostrando vários detalhes das instalações e serviços. “Eu pude observar que esse modelo descentralizado não gera fila, porque é possível encaminhar o animal que precisa de algum procedimento de maneira rápida a um especialista”, disse a parlamentar. 

O município de Pedreira também conferiu de perto o que é feito pela saúde de grandes e pequenos animais em Jaguariúna, com visita do vereador Jedson Roberto Panegassi Barbosa ao Hospital Veterinário. 

E ainda, de Capivari, o vereador Thiago Braggion, juntamente com os diretores da Secretaria Municipal de Saúde, Luís Torres e Matheus Rocco, visitaram a UniFAJ, confirmando in loco a qualidade das estruturas, atendimentos e metodologias de ensino. “Estamos visitando o Grupo UniEduK, buscando conhecimento sobre a causa animal para a nossa cidade, para implantarmos em nosso centro de zoonoses. Quem sabe não podemos desenvolver uma parceria também? Obrigada pela recepção, vocês estão de parabéns”, comentou o vereador. 

“A importância da parceria com o Grupo UniEduK é que iremos construir um trabalho em rede de saúde animal equivalente ao SUS. O Grupo possui um Hospital Veterinário de alto padrão que irá nos fornecer atendimento de média e alta complexidade, além de nos atender com internações”, explica o coordenador médico-veterinário da Saúde, José Eduardo Chaib de Moraes. 

“Esta parceria soma os esforços para que Jaguariúna continue sendo a cidade amiga dos animais, avançando para uma saúde única protegendo a saúde humana, saúde animal e ambiental. E acredito que a parceria auxiliará na formação dos novos colegas médicos-veterinários, alunos do Grupo UniEduK”, finalizou a diretora Débora. 

 

Confira o vídeo produzido pela equipe de Piracicaba, clicando aqui.


Produção: Moreno Moura – imagens drone; Maycon Barbon, assessor da vereadora Alessandra Belluci de Piracicaba – fotos e vídeos.

Skip to content