Agende uma visita!

A imagem mostra a realização do procedimento da Esofagotomia, desobstrução de esôfago equino.

Hospital Veterinário do Grupo UniEduK propicia aprendizado sobre desobstrução de esôfago equino

Um dos maiores e mais tecnológicos Hospitais Veterinários da América Latina, o HVET do Grupo UniEduK propicia aprendizado constante tanto aos estudantes do curso de Medicina Veterinária quanto aos residentes. Desta vez, eles se aprofundaram no conhecimento de diversas técnicas para desobstrução de esôfago equino. 

O Dr. Eryck José Pinarelli Rodrigues de Souza, cirurgião veterinário e professor, recebeu no HVET um cavalo com sinais de úlcera esofágica com disfagia (dificuldade de engolir), tosse, descarga nasal de conteúdo que o animal tentava deglutir e desconforto. 

Segundo o médico-veterinário, em primeiro lugar, para a desobstrução, ele utilizou água, via endoscópio, para desfazer a massa endurecida. A partir do resultado negativo, a anestesia geral foi aplicada pela anestesista Priscila Santos e Dr. Eryck buscou a retirada do material (capim ressecado) com uma pinça. Ainda sem eficácia, ele optou, então, pela cirurgia com a abertura da pele e massagem no esôfago do animal a fim de dissolver a massa, o que não obteve êxito, devido à gravidade do problema. 

Por último, ele realizou a esofagotomia, que é a abertura do esôfago, para desobstrução seguida de esofagorrafia, que é sutura do órgão. O animal segue em acompanhamento no pós-operatório sem intercorrências. Assim como em toda a rotina do Hospital Veterinário, todas essas técnicas puderam ser assistidas e aprendidas por residentes e estagiários. 

Skip to content