Indústria 4.0: o que é e como se preparar para a quarta Revolução Industrial

Prof. Ana Claudia Mendes Sousa aborda tecnologias digitais e suas áreas relacionadas

Pensemos em fábricas que hoje, além da automatização, têm suas máquinas e aparelhos interligados em um único sistema digital. É o que se chama de quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0! A indústria que faz uso de tecnologias como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, entre outras.

O que se tem, então, é um movimento integrado com as tecnologias digitais e suas áreas relacionadas. “Os sistemas físicos se comunicam e cooperam uns com os outros e trazem novas possibilidades, como o trabalho remoto, que se tornou possível graças à internet” (ANPEI, 2019).

Relacionada com as inovações tecnológicas, a Indústria 4.0 já tem seus reflexos nos setores da economia nacional e global. As empresas, por sua vez, adaptam-se para as tendências e demandas geradas pela quarta revolução industrial, em termos de processos e mão de obra especializada.

Tecnologias como a Inteligência Artificial podem ser identificadas nas pequenas e grandes empresas, à medida que elas usam, só para citar alguns exemplos, computação e processos controlados em nuvem atualizados on-line; informações em tempo real sobre todos os estágios do desenvolvimento de produtos fornecidos pela Internet das Coisas.

A quarta revolução industrial já demanda profissionais especializados, sobretudo, para os segmentos automotivo; máquinas e ferramentas; alimentos e bebidas; têxtil e vestuário; petróleo e gás; tecnologias da informação e comunicação, e construção civil, entre outros (PORTAL DA INDÚSTRIA, 2018).

Dessa forma, esses profissionais devem se preparar para lidar com as tecnologias digitais que já se tornaram um fator de competitividade no mercado. 

 

Com os processos em transformações, já é uma realidade profissões que envolvem: 

– Especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);

– Programador de unidades e controles eletrônicos;

– Manutenção em automação;

– Aplicação de TIC para rastreabilidade de alimentos.

 

Conheça os cursos de Pós-Graduação do Grupo UniEduK que podem preparar o profissional para as transformações ligadas à indústria 4.0:

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DA PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO

ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

 

Informações: (19) 3867-1643 (WhatsApp)

 

REFERÊNCIAS

ANPEI – O que é a Indústria 4.0? Disponível em: <https://anpei.org.br/industria-4-0-o-que-e/>. Acesso em: 15 de set. de 2021.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/conheca-30-novas-profissoes-que-vao-surgir-com-a-industria-40/>. Acesso em: 15 de set. de 2021.

Profª. Ana Claudia Mendes Sousa – Mestre em Administração, pós-graduada em Economia, graduada em Turismo e Pedagogia. Coordenadora de cursos de Pós-Graduação do Grupo UniEduK!

Pular para o conteúdo