Inscrições para o Encceja acontecem até sexta-feira, dia 22 de janeiro

Compartilhe

Prova foi adiada em decorrência da pandemia de Covid-19 e deve ocorrer em abril de 2021
 
Seguem até a sexta-feira, dia 22 de janeiro, as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Para isso, os interessados devem acessar o site do INEP.
A prova que deveria ter sido realizada em 2020 foi adiada em decorrência da pandemia de Covid-19. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a prova está prevista para acontecer em abril de 2021.
 
Mais informações podem ser acessadas pelo Edital nº 101, de 23 de novembro de 2020 publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em que constam diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020.
CURSO PREPATÓRIO
O Grupo UniEduK oferece, gratuitamente, um curso preparatório online e disponível para todo país, que serve tanto para quem irá prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto para o ENCCEJA.
 
Para se cadastrar, é necessário acessar o link. Nesta página, o interessado pode tirar dúvidas de como funciona, ter acesso aos conteúdos, dicas de como estudar e até participar do mini-game “Operação Nota 1000!”
 
O curso gratuito oferece as matérias das aulas com base nas cinco áreas de conhecimento abordadas no ENEM, que são:  Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, que são similares às do Encceja.
Os conteúdos são elaborados e ministrados por tutores qualificados nos temas e o participante receberá, além do conhecimento do mesmo nível de um estudante universitário, um certificado com peso de um Centro Universitário de excelência, ao final do curso.
 
O QUE É ENCCEJA E PARA QUE SERVE?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ocorreu, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
De acordo com o INEP, o Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, quinze anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo dezoito anos completos para o Ensino Médio. O Exame pode ser feito, inclusive, por pessoas residentes no exterior e também por pessoas privadas de liberdade.
Principalmente, para quem não concluiu o Ensino Médio, o Encceja é FUNDAMENTAL para quem quer prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, consequentemente, pleitear uma futura vaga no PROUNI (Programa Universidade para Todos) e possíveis descontos em instituições de ensino superior que costumam também substituir o vestibular pela prova do ENEM.
 
QUEM NÃO CONCLUIU O ENSINO FUNDAMENTAL PODE FAZER O ENCCEJA?
Claro! O candidato só precisa ter, no mínimo, quinze anos completos até a data da prova.
 
O QUE CAI NA PROVA DO ENCCEJA?
Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

 
QUANTAS QUESTÕES TENHO QUE ACERTAR NO ENCCEJA?
Em cada uma das áreas acima, são avaliadas 30 questões objetivas (múltipla escolha), além da produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política (redação) proposto pelo INEP.
Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.
 
O QUE ACONTECE SE EU NÃO OBTIVER PONTUAÇÃO SUFICIENTE NO ENCCEJA?
Você pode tentar de novo no próximo ano. De acordo com o Instituto todos aqueles que tenham realizado o Encceja em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.
 
Com informações INEP/Ministério da Educação
Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)
 
 

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©