
O uso da ferramenta como auxílio no aperfeiçoamento e personalização do ensino faz parte da grade acadêmica dos centros universitários
A capacitação em inteligência artificial (IA) já é uma realidade para os docentes do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba). Desde o início desse semestre, os professores participam do programa acadêmico de Capacitação em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo pilar de Inovação e Tecnologia do hub acadêmico das instituições.
O objetivo da iniciativa e formação é desmistificar o uso da Inteligência Artificial tanto para professores quanto para toda a comunidade acadêmica. Ou seja, como utilizar a tecnologia em benefício da otimização da experiência acadêmico pedagógica por meio da otimização de tarefas cotidianas e traçando estratégias de uso respeitando e potencializando, de forma ampla, a criatividade do docente. “Nesse sentido a Inteligência Artificial contribui na otimização da prática docente quebrando todos os paradigmas quanto a utilização desse recurso”, explica o membro do hub acadêmico do Grupo UniEduk, professor Marcone Medina.
As sessões de treinamento acontecem de forma presencial, semanalmente, com duração de duas horas e em turmas de até 10 professores.
O programa de treinamento será feito de forma contínua. “É algo que não vai parar. No estágio atual estamos apresentando ferramentas e condições para que os docentes possam otimizar seu tempo. Em um próximo nível iremos apresentar maneiras para que eles pensem em novas estratégias e novas experiências acadêmicas e pedagógicas”, conta Medina.
A possibilidade do uso de inteligência artificial para os docentes vai desde a elaboração de atividades ou questões de provas até a análise de dados, sempre em busca da personalização do aprendizado do aluno. “A IA deve ser vista como um método que todos os cursos podem e devem fazer uso. Não só professores, mas alunos, assim como técnicos administrativos, já que não existem limitações”, ressalta Medina.
Esse é caso da gestora dos cursos de Biomedicina da UniFAJ e UniMAX, professora Dra. Viviane Ferre de Souza Rodrigues. Aluna do programa de Capacitação em Inteligência Artificial, Viviane já consegue colocar em prática os aprendizados do programa e ver a otimização do seu trabalho. “Novos horizontes foram alcançados e as possibilidades de novos casos clínicos em saúde dinâmicos e rápidos têm me proporcionado tempo para criar e tornar as atividades mais atrativas, interativas e educativas”, conta Viviane.
Resultados
De acordo com Marcone Medina, a iniciativa está sendo muito bem aceita pelos docentes. “A recepção está sendo excepcional e já vemos resultados’’, diz. Um exemplo é o Simpósio Conectando Mentes – Inteligência Artificial na Sala de Aula, realizado no final do primeiro semestre e que reuniu trabalhos realizados pelos docentes com os alunos por meio do uso de IA.
“Esse movimento faz parte do Programa de Capacitação Docente, uma política institucional do grupo e que mostra o compromisso com a formação contínua e aperfeiçoamento dos docentes no dia a dia”, ressalta Medina.