Laboratório para fabricação de queijos na UniFAJ é inaugurado
No dia 15 de dezembro, foi inaugurado o novo laboratório de alimentos da UniFAJ que contou com a criação de um queijo artesanal como forma de iniciar o funcionamento do novo local. O laboratório tem o objetivo de oferecer um conhecimento prático, além de ser uma nova fonte de estágio para os alunos.
O laboratório será usado por diversos alunos, contudo há cursos específicos que irão aprimorar os conhecimentos desenvolvidos durante o curso, como Engenharia de Alimentos, que irá organizar e praticar a formação do queijo, Medicina Veterinária que irá fiscalizar a produção, Engenharia de Controle e Automação, com o cuidado e técnicas de algumas automações e Engenharia de Produção para a simulação de processos de fabricação.
Segundo a coordenadora dos laboratórios UniFAJ, Ilza Ribeiro, o processo de fabricação do queijo será direcionado na confecção do estilo Queijo Minas Frescal. A previsão é de 70kg do alimento por dia, que será distribuído entre os alunos, cantinas e colaboradores da UniFAJ. Contudo, há a intenção de produção de queijo de tipos diferentes, como iogurte, bebida láctea, doce de leite, sorvete, requeijão, manteiga, creme de leite fresco etc.
Além das aulas práticas e estágio, o laboratório busca realizar a proposta do SIM, um projeto que poderá ser desenvolvido com a Prefeitura de Jaguariúna e trabalhará em “fiscalizar os alimentos de origem animal da própria cidade, fazendo com isso que outros produtores possam ampliar e legalizar seus produtos, melhorando o comércio local”, explica Ilza.
Para a responsável pelos laboratórios, esse é um grande feito que trará muitos benefícios para a comunidade e alunos. “Mais um sonho saindo do papel e contribuindo com a formação acadêmica e crescimento direto e indireto de todos envolvidos”, completa ela.