Cinco equipes, com cerca de 40 alunos do nono semestre de Engenharia de Controle e Automação, estão produzindo no Laboratório de Processos de Fabricação da Faculdade de Jaguariúna, uma linha de fabricação de um apagador de lousa, que será usado posteriormente pelos docentes.
A ação tem como objetivo ser apresentado na Mostra Projetos Temática e segundo o professor, Ednert Rafael Rozin Tucci, os alunos adquirem conhecimentos importantes para a sua vida profissional futura. “Além deles desenvolverem o protótipo do zero, ou seja, cada aluno pegou suas máquinas, teve as ideias e desenvolveram. Então eles têm essa experiência de produzir uma maquina do zero e de solucionar os problemas, para que no futuro ele já tenha essa espertice para resolver”, explica o docente.
Os alunos estão desenvolvendo e programando o maquinário, como se fosse em uma empresa, para fazer todo o processo de fabricação do início até o produto acabado. “Eles demonstrarão, em escala reduzida, o que é uma linha de fabricação em uma indústria de verdade”, conclui Ednert.