MARKETING – Por que o profissional de Marketing transforma uma empresa?
Muitos empresários são profissionais técnicos de sua área, que identificaram uma oportunidade não atendida pelo mercado e decidiram empreender e criar sua empresa, ou seja, um publicitário que montou sua agência, um engenheiro que montou sua construtora, um arquiteto que montou seu escritório, um cozinheiro que montou seu restaurante, uma professora que montou sua escola, etc. Todos excelentes profissionais, mas especialista em gestão de empresas.
Para viabilizar seu negócio, mesmo que de forma intuitiva, ele analisou o mercado, a região de atuação, os concorrentes, o perfil dos potenciais consumidores e todos outros fatores que poderiam influenciar o sucesso desta empresa que acabava de nascer. E como era especialista na área, conseguiu oferecer um bom produto ou serviço e a empresa começou a crescer e a se estabelecer sua imagem no mercado.
Com o passar do tempo, sua dedicação à operação do negócio, não deixa mais espaço para se dedicar às questões estratégicas, de estudo do mercado e, consequentemente, de gestão da empresa. É neste momento que a falta de um profissional de Marketing é percebida.
O “mercadólogo” (antigamente conhecido como marqueteiro) é o especialista em identificar e compreender as necessidades e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos empresários, benefícios e qualidade de vida aos facilitadores.
Sua rotina e seu treinamento são voltados ao estímulo à venda de produtos e serviços, à análise de oportunidades de mercado e à satisfação do cliente. Ele é o grande especialista do mercado, que conhece profundamente o comportamento e as necessidades dos consumidores. Dessa forma, deixa de seguir as tendências de mercado e passa a ser o pioneiro no segmento.
Esta transformação deixa a empresa na vanguarda de seu segmento, com sua estratégia alinhada aos objetivos da empresa e às necessidades dos consumidores, trazendo à vida do empresário um fator decisivo à gestão de empresas. Identificar uma deficiência, antes que ela se torne uma emergência.
Renato Grilo é Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Max Planck e Executivo de Marketing. Graduado em Comunicação Social e com MBA em Marketing e Vendas, é Executivo de Marketing na AimbereBMI e consultor de marketing e gestão. Com 20 anos de atuação nas áreas de Marketing e Comunicação, integra também o quadro de diretores voluntários do Instituto Phala, entidade referência no atendimento de Surdos.