Na prática, alunos de Engenharia Agronômica estudam o comportamento de ervilha em diferentes tratamentos
Alunos do 5º semestre realizam teste da interação do genótipo versus ambiente da variedade da ervilha Pisum Sativum, O intuito é a análise de comportamento
Durante Atividade Prática Supervisionada (APS) pelo professor Ricardo Machado, alunos do 5º semestre de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK (FAAGROH) realizaram o teste da interação do genótipo versus ambiente da variedade de ervilha Pisum Sativum com intuito de analisar seu comportamento diante de diversos tratamentos.
Em resumo, o teste avalia a mudança relativa no desempenho de um mesmo genótipo quando exposto a diferentes ambientes. “A importância da interação está na identificação do melhor genótipo para cada ambiente específico. O teste da interação do genótipo com o ambiente pode demandar tempo e dinheiro no programa de melhoramento”, explica o gestor do curso de Engenharia Agronômica, professor Ronan Pereira Machado.
Portanto, para a agronomia é fundamental conhecer na prática como a planta irá se comportar com diferentes tipos de tratamento e, sobretudo, os alunos aprendem a importância de um planejamento mais detalhado para implantação de uma cultura agrícola e que dessa forma também tem uma relação direta com a produtividade.
Por consequência, o gestor do curso salienta que: “toda tecnologia desenvolvida para produção de alimentos tem relação direta para a sociedade, pois aprimorando as técnicas de produção de alimentos a sociedade tem acesso a produtos de melhor qualidade e que interferem menos no meio ambiente”, destaca Ronan.
A fim de promover o desenvolvimento da aula prática foram adotadas metodologias de pesquisa para implantação do experimento, como por exemplo, a metodologia de blocos ao acaso. Já em relação aos recursos físicos, o experimento está sendo realizado na área experimental 1 da FAAGROH, onde os alunos fizeram todo o preparo dos canteiros, plantio das mudas e fertirrigação. As mudas foram doadas pela empresa AGRISTAR, parceira da Instituição.
Em seguida à implantação do experimento, os alunos acompanharão durante todo o semestre o desenvolvimento da cultura até o estágio final de colheita.
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Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)