A imagem mostra o funcionamento do projeto Bairro Verde, com o plantio de árvores na calçada já realizadas em outro bairro.

Nova ação do projeto “Bairro Verde” é realizada no Jardim Europa l

Além da contribuição da FAAGROH, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK também participaram do projeto “Bairro Verde”

O Grupo UniEduK participa da terceira ação do projeto “Bairro Verde” da Prefeitura de Indaiatuba. Dessa vez, foram realizadas visitas aos moradores do bairro Jardim Europa l, para conscientizá-los sobre os benefícios da arborização urbana. Além disso, as famílias que desejam ter uma árvore plantada na calçada de suas casas foram cadastradas. 

A data do plantio será divulgada em breve pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba. A primeira ação do Projeto Bairro Verde aconteceu em setembro no bairro João Pioli. No total, as calçadas e áreas de lazer do bairro receberam 96 mudas de árvores. Os moradores escolheram as espécies e ajudaram a plantar. 

O projeto segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município, criado em 2015 como um instrumento de planejamento para a execução de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana. Para que seja realizado, conta com a parceria do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh), além da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

De sua parte, o Grupo UniEduK contribui com suporte técnico de docentes e alunos da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra – na coleta das sementes, na produção das mudas doadas pelo projeto. As espécies produzidas são nativas da flora da região e adaptadas para o plantio na área urbana.

Nesta última edição, o curso de Arquitetura e Urbanismo também integrou o projeto. “Os alunos de Arquitetura e Urbanismo, desde o primeiro semestre, estudam a relação das edificações com o espaço urbano, e esse projeto aplicou na prática os conceitos que trabalhamos em sala de aula em relação a arborização urbana, conforto ambiental e paisagismo. E principalmente, eles puderam passar um pouco desse conhecimento para os moradores do bairro. Foi muito importante a participação dos alunos do curso”, diz a gestora acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Elena Furlan da França.

“Muito feliz em poder contribuir com uma pequena participação nesse grande projeto que é  o Bairro Verde, já que sabemos que a arborização é de extrema importância para estabilidade climática, conforto ambiental e qualidade de ar, além de deixar a nossa cidade muito mais bonita”, finaliza a aluna do segundo semestre, Talita Campos da Silva, que participou do evento.

 

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba

 

Confira notícias do Grupo UniEduK

 

Pular para o conteúdo