A imagem mostra os benefícios à sociedade que o engenheiro pode trazer

O Engenheiro pode trazer quais benefícios à sociedade?

O seu desenvolvimento pessoal e profissional na área de Engenharia pode trazer inúmeros benefícios à sociedade. Você pode ser a solução para o crescimento sustentável em diversos setores

Geralmente, antes de escolhermos uma profissão, consideramos diversos fatores. Em primeiro lugar, levamos em conta aptidões, interesses, dom e talento, além de remuneração, tempo de duração do curso, valor de investimento, entre tantos outros. Mas você já parou para pensar nos benefícios à sociedade que poderá proporcionar tornando-se um profissional qualificado?

Quem irá indicar de que forma o Engenheiro contribui com a sociedade será o professor Leandro Velozo, gestor dos cursos das Engenharias Elétrica e de Controle e Automação do Grupo UniEduK. Ele é formado em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e em Gestão de Redes de Telecomunicação.

A Engenharia está presente em tudo que o homem o criou, e isso, com toda a certeza, traz benefícios à sociedade. A utilização de energias renováveis e veículos elétricos são ações de engenharia para preservar o meio ambiente, por exemplo”, enfatiza.

Segundo a EPE – Empresa de Pesquisa Energética – são exemplos de energias renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Já uma publicação da CNN Brasil afirma que quase metade da energia elétrica produzida no Brasil já vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Até 2030, a participação deve ultrapassar 80% e, até 2050, 85%, prevê a pasta.

Portanto, além de ser um campo vasto para atuação, traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento da sociedade e ainda apresenta diversas oportunidades e desafios ao profissional que busca soluções baseadas nessas energias renováveis.

Leandro destaca, ainda, que a automação na indústria é outra que beneficia a sociedade, pois tem por finalidade acabar com esforços repetitivos de operadores e, consequentemente, aumentar a segurança.

Tecnologias de telecomunicações facilitam a comunicação da sociedade. Serviços como compras on-line somente são possíveis devido a todo o trabalho de engenharia relacionado a logística, comunicação de dados via internet, uso de dados em nuvem “Cloud”, cibersegurança, proteção aos dados pessoais. Esses são alguns exemplos, porém, existem muitos outros”, destaca o gestor acadêmico.

Por fim, o professor salienta que a Engenharia tem um papel fundamental em solucionar problemas que tragam um benefício à sociedade. Ela contempla atividades que impactam completamente a vida das pessoas e, talvez, nem saibamos que há um engenheiro cuidando disso.

O Brasil é um país em desenvolvimento, com inúmeras oportunidades nas áreas das engenharias, em todos os três setores da economia, sendo o primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; e terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, bem como atividades comerciais. Em todos os setores, a demanda de engenheiros é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento sustentável”, finaliza Leandro.

 

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR 2023!

Pular para o conteúdo