Será que os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte do meu dia a dia e eu nem faço ideia?
Primeiramente, você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais.
São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil com o intuito de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade.
Com toda a certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais que há anos desenvolve com seus alunos e toda comunidade.
Portanto, a partir de hoje vamos conhecer um pouco sobre cada um desses objetivos. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: o que eu tenho a ver com isso?
ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
“Erradicar a pobreza em todas as suas formas segue sendo um dos principais desafios que enfrenta a humanidade. Enquanto o número de pessoas vivendo em extrema pobreza caiu mais da metade em 1990 e 2015 – de 1.9 bilhão para 836 milhões –, muitos ainda sofrem para satisfazer necessidades básicas. Os ODS são um comprometimento ousado para finalizarmos o que começamos e acabar com a pobreza em todas as suas formas e dimensões até 2030. Isso envolve focar nos mais vulneráveis, aumentar o acesso básico a serviços e apoiar comunidades afetadas por conflitos e desastres relacionados ao clima”
Clique aqui e saiba mais sobre esse ODS!
- Objetivo #01: erradicação da pobreza
- O papel das empresas em relação aos ODS1 - Erradicação da Pobreza
- ODS #1: Erradicação da pobreza • IBGE Explica
Fonte: Undp
Texto: Renata Lacerda