Agende uma visita!

Pandemia e o mercado de trabalho: necessidade de especialização

Prof. Gabriela Buosi Rocha Morandin evidencia a importância de atualização constante e de qualidade

Vivemos um momento mundial inédito para nossa geração e, possivelmente, para todo o nosso século. Sabemos que, com isso, a sociedade sofreu grandes mudanças a nível mundial e, claro, a economia sofreu grande impacto. 

Enquanto muitos nichos se retraíram devido às paralisações para redução da circulação de pessoas e necessidade de distanciamento social, alguns outros se expandiram a fim de atender as demandas que surgiram neste novo modelo social imposto pela pandemia.

As novas necessidades de oferta/demanda de serviços mudou totalmente os rumos do mercado de trabalho e, consequentemente, da empregabilidade. Vemos que a ciência e a tecnologia ganharam grande destaque e, esta última se infiltrou em todas as áreas, seja por meio da implementação de trabalho remoto, ou mesmo propaganda on-line para alcance e captação de clientes, ante a dificuldade de fazê-los presencialmente – que era o modelo usual. 

Esse novo modelo, que vem fazendo com que as empresas e profissionais se adaptem e evoluam, intensificou ainda mais a grande competitividade do mercado de trabalho.

As empresas estão em busca de profissionais cada vez mais completos, preparados e atualizados. E os clientes estão cada vez mais exigentes perante a facilidade de encontrar o produto/serviço que buscam.

Nesse compasso, investir em uma especialização de qualidade é fundamental para se diferenciar e fazer os resultados da sua carreira se multiplicarem.

Uma pesquisa com profissionais que já fizeram Pós-Graduação e MBA indicou que:

  • 80% disseram que o conhecimento adquirido fez com que produzissem mais resultados em suas empresas;
  • 53% receberam promoção 3 (três) meses após a conclusão do curso e, destes promovidos, o aumento salarial foi de até 40%;
  • 42% receberam propostas de emprego com salário até 35% maior;
  • 96% disseram que a especialização melhorou muito sua empregabilidade.

Além dos pontos citados, uma especialização aumenta a rede de contatos do profissional, fortalece seu currículo e proporciona crescimento pessoal.

Mas, afinal, como uma pós-graduação pode impulsionar sua carreira? Confira algumas dicas!

 

1.Maior conhecimento prático de situações reais, maiores habilidades para resolver problemas

O aprendizado das aulas, grupos de estudos e trabalhos individuais forma profissionais mais aptos a desenvolverem estratégias para a resolução de questões práticas de seus setores ou não, de maneira mais global e acertada. Profissionais com pós-graduação costumam ter mais inteligência emocional, adaptabilidade e visão estratégica, qualidades requeridas pelas grandes organizações.

2.Atualização profissional

Independentemente da área em que se atua, há mudanças constantes trazidas pelas tecnologias ou avanços científicos, por mudanças sociais, econômicas ou ambientais, por descobertas de novos métodos ou protocolos mais eficientes. O desejo por se manter atualizado e agregar conhecimentos através de cursos de pós-graduação é visto pelos empregadores como um ponto positivo, pois denota o desejo de sair da zona de conforto.

3.Ampliação da rede de contatos

Um curso de pós-graduação é uma excelente chance de interagir com pessoas interessadas no seu trabalho ou que atuam em áreas afins, compartilhar conhecimentos e experiências e fazer networking, principalmente quando se opta pela modalidade presencial, pois professores e colegas são potenciais parceiros de negócios.

 

O Grupo UniEduK possui cursos de Pós-Graduação e MBA com foco no conhecimento prático aplicado à realidade de mercado. Conheça nossos cursos e impulsione sua carreira!

 

Prof. Gabriela Buosi Rocha Morandin – advogada, pós- graduada em Direito e Planejamento Estratégico. Coordenadora de cursos de Pós-Graduação do Grupo UniEduK na área de aprimoramento profissional de médicos-veterinários, zootecnistas e profissionais ligados às Ciências Agrárias.

Skip to content