Participantes do Projeto ‘100% Saúde’ vencem a obesidade e mudam estilo de vida
Conheça as histórias de quem ganhou saúde e qualidade de vida com as atividades do projeto, que está com nova programação para novembro
“O projeto realmente representa muito em minha vida. Tenho certeza de que sem ele eu não teria conseguido vencer a obesidade e deixado de usar cinco tipos de medicamentos”. Essa é a avaliação que o militar reformado, Marcelo dos Santos, faz sobre o Projeto ‘100% Saúde’. Participante desde 2017, Marcelo eliminou 47 quilos dos 140 que pesava quando chegou ao projeto e, com reeducação alimentar e atividade física, viu sua saúde física e mental se transformar ao longo desses sete anos.
Marcelo conheceu o projeto por meio da unidade de saúde do seu bairro. “Eu estava muito obeso. Subia dois lances de escada para chegar ao meu quarto e precisava me sentar na cama para descansar. Então procurei a unidade básica de saúde do meu bairro e me falaram sobre o projeto”, contou.
Desenvolvido pelo Centro Universitário Max Planck (UniMAX), o Projeto ‘100% Saúde’ é uma oportunidade para quem busca orientações sobre uma vida mais saudável ou procura emagrecer por meio de alimentação equilibrada e prática de atividade física. Os encontros são semanais, gratuitos e acontecem todas as quartas-feiras, às 18 horas, na Câmara Municipal de Indaiatuba.
A ação está com novas vagas abertas e contará com a seguinte programação em novembro:
6/11
“Água – Um verdadeiro tesouro para o nosso corpo!”
Natália Amorin, nutricionista
13/11
“Por que engordar é mais fácil do que emagrecer?”
Dr. Felipe Chaim, gastrocirurgião
21/11*
“Convivendo com o antes e o depois…”
Ada Riberti, psicóloga
27/11
“A influência da menopausa e da andropausa no processo de emagrecimento!”
Dr. Renato Dahab, endocrinologista
*Excepcionalmente a palestra será na quinta-feira (21/11) em decorrência do feriado da Consciência Negra na quarta-feira.
O idealizador e diretor do Projeto ‘100% Saúde’, Ítalo Gomide Alves, explica que a programação tem o objetivo de trazer informações que contribuam para o processo de mudança dos participantes, mas que a força de vontade e determinação de cada um deles é o que realmente fará a diferença. “A pessoa precisa se conscientizar de que o que está ruim pode ficar cada vez pior se ela não mudar seu estilo de vida. E, por isso, ela precisa manter o foco e dessa maneira atingir o objetivo de eliminar o peso necessário”, explica o diretor.
Marcelo dos Santos concorda com a importância do comprometimento de cada um. “O projeto é uma ferramenta excelente para quem deseja mudar a própria vida, mas é preciso dedicação pois o projeto não vai resolver o problema se a pessoa não fizer a própria parte’”, reforça.
O diretor do projeto destaca a importância da escolha das palestras que serão apresentadas a cada mês. “Nossa intenção é apresentar temas relacionados ao dia a dia de quem quer mudar os hábitos e, dessa maneira, ajudar os participantes a manterem seu foco e objetivo”, explica.
Para a artesã e dona de casa, Vilma Vieira, participante do Projeto ‘100% Saúde’ há seis anos, as palestras são muito importantes. “A Dra. Natália Amorim contribui com seu cardápio cheio de variedades e faz tudo com muito amor. A Dra. Ada Riberti é de uma sabedoria fantástica. Seu jeito extrovertido de proporcionar boas gargalhadas nos motiva a participar. O Dr. Felipe Chaim tem nos ensinado a driblar a obesidade. E outros profissionais sempre têm algo novo para nos mostrar como viver bem, tendo uma saúde de alta qualidade”, destaca Vilma.
Marcelo dos Santos destaca mais alguns benefícios do projeto. “Na minha opinião os principais benefícios são apresentar caminhos e maneiras para eliminar peso, conhecimentos sobre diversas áreas relacionadas a obesidade, dicas de substituição de alimentos e motivação para iniciar e manter a atividade física”, afirma. “O próprio diretor Ítalo sempre nos motiva e cobra para que façamos por nós mesmos”, complementa.
Os interessados em participar do ‘100% Saúde’ pela primeira vez devem comparecer aos encontros até às 18h30 com um documento oficial, como RG e CPF, o cartão do SUS e comprovante de residência. Além do cadastro, aqueles que irão participar pela primeira vez passam por processos como a pesagem. O projeto é realizado em parceria da UniMAX com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.