Pedagogia questiona sobre uso de tecnologia em Aula Inaugural
Evento trouxe discussão positiva entre alunos e egressos
O uso do tablet e do celular interfere no desenvolvimento da linguagem das crianças? A pergunta foi o tema central da Aula Inaugural do curso de Pedagogia, realizada no Auditório da Prefeitura no dia 22/02 e aberta a todos os alunos. A palestrante convidada foi a fonoaudióloga Dra. Selma Domingues El Hage.
“As redes sociais estão transformando as relações e o educador moderno tem que acompanhar a evolução das tecnologias e tentar utilizá-las a favor do aprendizado. Por isso, escolhemos esse assunto para abordar na Aula Inaugural, aproximando assim o aluno das discussões mais atuais da profissão”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sheila Salles Mendes.
Para a aluna Sueli da Silva, do 5º semestre, a temática foi muito positiva. “A palestrante contribuiu de maneira significativa, abordando pontos que somam ao nosso curso e a nossa futura atuação como educadores. Nós falamos sobre alfabetização, explicando os benefícios e como podemos observar de maneira ampla as diversas possibilidades de constatar possíveis problemas para que nós saibamos como trabalhar esses assuntos”, contou. “Foi uma experiência motivadora, interagimos, agregou informações que só nos trazem outras possibilidades e novos olhares. Fiquei muito satisfeita”, completou.
Outras participantes também aprovaram a iniciativa. “Todas as palestras são sempre muito boas. E essa não foi diferente”, afirmou a aluna Nicole Fonzi, do 5º semestre. “Achei muito válida toda a proposta de ação durante a palestra. E com essa prática curricular da MAX dá para entender a importância da Pedagogia”, disse Thais Renata Sampaio.
No total, 120 pessoas participaram do evento, entre alunos, professores e ex-alunos. “Além da palestra, fizemos uma dinâmica para discutir o desenvolvimento do curso. Também tivemos a participação de egressos que trouxeram depoimentos relevantes sobre a atuação profissional”, concluiu a coordenadora do curso.
Vale lembrar que o curso de Pedagogia da MAX é desenvolvido em seis semestres e tem o objetivo de tornar os alunos aptos a trabalharem com informações e habilidades por meio de conhecimentos teóricos e práticos. Assim, alunos de Pedagogia da MAX estão aptos a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e atuar em diversos segmentos: professor de creche, pré-escola e ensino fundamental I; programação de atividades educacionais para bibliotecas, brinquedotecas e museus; elaboração de materiais pedagógicos, desenvolvimento de cursos, atividades educacionais e treinamentos em empresas; projetos educacionais, sociais e culturais em ONGs.