A imagem mostra participantes da Liga de Urgência e Emergência durante aula inaugural.

Curso de Enfermagem trabalha em Liga de Urgência e Emergência na UniMAX

Alunos e docentes integram Liga de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem, que proporciona enriquecimento da formação acadêmica por meio de atividades extracurriculares

O curso de Enfermagem do Grupo UniEduK promove a Liga de Urgência e Emergência na UniMAX (Indaiatuba) liderada pelo professor Rodrigo Guerra. A Liga é oferecida a todos os alunos do curso e à comunidade geral, com o objetivo de difundir a educação continuada na área de e urgência e emergência.

Para isso, o Estatuto da Liga propõe que os participantes do projeto organizem meios de aprendizagem sobre os cuidados e as vertentes do trabalho na Urgência e Emergência. São previstas discussões de casos clínicos, leituras críticas de artigos científicos, palestras, minicursos, campanhas de conscientização da comunidade, simpósios, treinamentos e diversas outras atividades acadêmicas.

De acordo com uma das alunas que participam da iniciativa, Maria Laynne da Silva, a Liga promove o senso crítico e raciocínio científico, agregando conhecimento. “Como sabemos, nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em sala. Dessa forma, pensamos em investir em atividades extracurriculares e complementares para buscar o aprimoramento na área de urgência e emergência”, explica a aluna.

O projeto tem caráter eminentemente educador, atuando como artifício para o processo de ensino-aprendizagem tanto para os discentes e membros quanto para a comunidade. Ainda, a Liga busca vincular o estudante a instituições que atuam nesta área de interesse, propiciando a entrada do futuro enfermeiro no mercado de trabalho.

Dessa forma, o aluno do curso de Enfermagem tem a oportunidade de se aprofundar e adquirir experiências na área de urgência e emergência, que é extremamente necessária na Enfermagem. “Para um ligante devidamente treinado, fica muito mais fácil ingressar no mercado de trabalho, pois estará muito mais preparado para superar os desafios do trabalho”, finaliza a aluna Maria Laynne da Silva.

 

AULA INAUGURAL DA LIGA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Rodrigo Guerra, docente líder da Liga de Urgência e Emergência, comenta que já foi realizada a aula inaugural, que contou com a participação de Ademir Manoel da Silva, bombeiro civil, instrutor credenciado pela American Safety Health Institute E especialista em APH – Atendimento Pré-Hospitalar.

Gostaria de parabenizar os idealizadores da Liga. Sabemos que sua constituição depende do interesse e da organização dos alunos para que seja criada”, destaca o docente. “A ideia da Liga é agregar cada vez mais conhecimento”, acrescenta.

O professor comenta que já atuou em Urgência e Emergência e afirma que é uma área muito dinâmica, que requer ações rápidas e precisas por parte dos profissionais que trabalham neste segmento. “O profissional que busca conhecimento nesta área consegue atuar com muito mais propriedade, ser reconhecido pelo seu trabalho e, principalmente, trazer benefício para o paciente”, afirma.

Rodrigo complementa: “Sabemos que há uma premissa em Urgência e Emergência que é não causar mais danos, portanto, este conhecimento que o aluno vai agregar na Liga, na graduação de Enfermagem, e tudo o que ele buscar, vai deixa-lo com uma atuação de excelência”, diz “É uma área que exige além de conhecimento, vocação”, conclui.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!