A imagem mostra a professora Aline Ambrogi que falou ao Portal Terra

Portal Terra publica artigo com participação do Grupo UniEduK

A médica-veterinária e docente do Grupo UniEduK, Dra. Aline Ambrogi Franco Prado, falou sobre como manter e proporcionar o bem-estar de pets em dias quentes ao Portal Terra

Confira o texto do Portal Terra na íntegra:

Veterinária dá dicas para manter bem-estar de pets em dias quentes

Seu amiguinho de quatro patas não merece sofrer com o calor! Saiba como ajudar a manter o bem-estar com essas dicas

As altas temperaturas podem causar sofrimento nos pets e piorar o seu bem-estar, por conta do estresse térmico. Assim, tanto os tutores de cachorros quanto os de gatos devem ter certos cuidados específicos com seus pets no verão ou quando a temperatura estiver acima de 25°C, o que já é considerado alto para os bichinhos, de acordo com a médica-veterinária Dra. Aline Ambrogi Franco Prado.

Mas pode ficar tranquila, pois nenhum desses cuidados é complicado. Então pode ir pegando um bloquinho para anotar algumas das dicas da especialista, que também é docente do curso de Medicina Veterinária Grupo UniEduK:

Água em abundância

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das medidas mais importantes para garantir o bem-estar dos pets. A hidratação dos bichinhos é muito importante e, nessa época de calor, é recomendado inclusive colocar pedrinhas de gelo junto do líquido para deixá-lo mais geladinho e refrescante.

No caso dos gatos, isso é ainda mais necessário, já que eles são “exigentes” nesse sentido. Então é bom dar preferência a potes d’água feitos com material que conservam o frescor, como os de barro, e sempre preferir bebedouros altos. Além disso, os cães costumam gostar de brincadeiras que envolvam água, então essa também é uma boa opção para refrescá-los.

Ambiente refrescante

Em relação aos ambientes onde o pet fica, é vantajoso para o seu bem-estar se eles estiverem sempre frescos, então o uso do ar-condicionado e tapetes gelados está liberado. Se o bichinho costumar ficar no quintal, deixe-o em uma área com sombra.

Banhos

No caso dos cães, o banho também é uma ótima forma de amenizar o calor, sendo que os de pelos longos costumam precisar deles com mais frequência que os de pelos curtos. No geral, não é recomendável deixar o animal sem banho por mais de uma semana. Já para os gatos, os banhos não são necessários, já que eles fazem sua própria higienização, viu?

Ração úmida

Os animais reduzem naturalmente a ingestão de alimentos no verão. Por isso, uma dica legal para estimular os animais a comerem mais nessa época do ano é o uso de ração úmida no lugar da seca. Além disso, as frutas também podem ajudar, mas é preciso tomar cuidado com quais delas oferecer aos pets.

“As frutas estão liberadas, porém algumas são tóxicas, como por exemplo uva e carambola. Por isso, é importante ficar sempre atento e oferecer os alimentos com segurança”, diz a Dra. Aline.

Tosa ajuda: verdade ou mito?

Por fim, é importante ressaltar que a ideia que muitos têm de que a tosa pode ajudar os bichinhos a terem menos problemas com o calor é apenas um mito.

“A tosa não necessariamente ajuda na diminuição da temperatura corporal dos animais, porque eles não transpiram como os humanos. Os seres humanos possuem glândulas sudoríparas por todo o corpo e elas têm essa função de dissipar o calor através da transpiração. Nos cães e nos gatos, a temperatura é dissipada através da respiração, por isso eles ficam ofegantes em dias mais quentes”, explica a veterinária. Portanto, não é proibido fazer a tosa no verão, mas essa não é a maneira mais efetiva de refrescar os animais.

 

Crédito: Portal Terra

ESCOLHA O PORTAL QUE DESEJA ACESSAR

Selecione qual vestibular deseja fazer:

UniFAJ

UniMAX

Pular para o conteúdo