A imagem mostra momentos da apresentação na E.E. Júlia Calhau Rodrigues

Possibilidades da profissão: curso de Enfermagem é apresentado à E.E Júlia Calhau Rodrigues

A iniciativa faz parte do projeto do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e da Prefeitura de Jaguariúna que tem por objetivo levar as profissões para as escolas do município. Os alunos da Escola Estadual Júlia Calhau Rodrigues conheceram o curso de Enfermagem da UniFAJ e as possibilidades dessa profissão.

O curso de Enfermagem da UniFAJ (Grupo UniEduK) e as possibilidades dessa profissão foram apresentadas aos alunos da Escola Estadual Júlia Calhau Rodrigues. A ação faz parte do projeto do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e da Prefeitura de Jaguariúna. O intuito é levar as profissões para escolas do município.

A iniciativa surgiu do setor de orientação profissional do PAT, como parte de um projeto para disseminar o serviço de orientação profissional nas escolas. Partindo do princípio de uma feira de profissões, pensamos nas vantagens de colocar os alunos em contato com diferentes profissões ao longo do ano, para que tenham mais tempo para pensar e planejar seu futuro profissional”, explica a professora da UniFAJ, Adriana Tebaldi.

A docente conta que, durante a dinâmica, diante das diversas áreas de atuação da Enfermagem, foram citadas a atuação do enfermeiro nas várias áreas da saúde: enfermeiro intensivista, emergencista e gestor, além da atuação do enfermeiro na rede básica de saúde.

Para os alunos do curso de Enfermagem, a experiência de falar da profissão que escolheram para a vida é muito importante. Para os alunos do Ensino Médio, é conhecer a importância da Enfermagem para o serviço de saúde do município de Jaguariúna e para o Brasil”, enfatiza a professora.

Ela acrescenta que a atividade ultrapassou o conhecimento técnico e trouxe um sentimento especial a alguns dos universitários participantes. “No entanto, essa ação foi ainda mais importante, devido ao fato de nossa aluna Talita Graziela ser ex-aluna da Escola Júlia Calhau Rodrigues. A estudante se emocionou ao retornar à escola em que cursou o Ensino Médio para falar sobre a graduação de Enfermagem. Ela definiria o dia de hoje em uma palavra SUPERAÇÃO”, revela.

Para os alunos do Ensino Médio, que já estão em processo de escolha da profissão, foi muito esclarecedor levar a Enfermagem para a sala de aula. Acredito que foi válido para conhecer a profissão e, principalmente, as áreas de atuação da Enfermagem”, afirma a docente.

A professora considera também que essa ação foi muito importante, pois propiciou a explanação sobre a Enfermagem na saúde pública, os pontos positivos e negativos da profissão e as áreas de atuação. Foi também uma oportunidade de mostrar a chance de atuação fora do país, bem como as possibilidades de cursar residência e colocar em prática o empreendedorismo. “Os alunos não imaginavam que a Enfermagem é uma área extremamente ampla e importante para o nosso país”, conclui.

Pular para o conteúdo