Dr. Eurípedes Constantino Miguel, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do CISM (Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental), durante palestra sobre Neurociências e Emoção no Centro Universitário Max Planck (UniMAX) no dia 4 de abril em Indaiatuba

Professor de Psiquiatria da USP ministra palestra sobre Neurociências e Emoção na UniMAX

Dr. Eurípedes Constantino Miguel, também coordenador do CISM, lota auditório do centro universitário ao falar sobre estratégias adaptativas e terapêuticas para saúde mental

Na última quinta-feira, 4 de abril, o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) recebeu o Dr. Eurípedes Constantino Miguel, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, para ministrar uma aula sobre Neurociências e Emoção, tema aplicável a inúmeras áreas do conhecimento. 

O professor também é coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), um programa inovador desenvolvido em parceria pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Centro Universitário Max Planck (UniMAX), USP, UFRGS, UNIFESP, CNPq e FAPESP, e que oferecerá novos e avançados métodos de tratamento em saúde mental para moradores de Indaiatuba e Jaguariúna.

Durante sua aula, Dr. Eurípedes explicou que é possível descrever emoções do ponto de vista das neurociências, utilizando avanços de conhecimento nessa área como estratégias adaptativas e terapêuticas. “Os transtornos mentais são alterações em redes neuronais. E se entendermos melhor esse conceito de rede neuronal poderemos fazer intervenções terapêuticas pensando em neurocircuitos e em transformar a vida dos nossos pacientes”, disse.

Para contextualizar o assunto e tornar sua compreensão mais real e efetiva, o professor trouxe um relato pessoal como objeto de apresentação de sua palestra. 

Ao relatar a experiência de uma cirurgia cardíaca e todos os anseios e preocupações despertados por ela, Dr. Eurípedes conseguiu proporcionar uma maior identificação dos participantes com o tema. E esse foi o grande diferencial da palestra. 

A palestra do Dr. Eurípedes Constantino Miguel, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do CISM (Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental), lotou o auditório do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) no dia 4 de abril, em Indaiatuba

Com base em seu relato, o coordenador do CISM explicou que pacientes com transtornos de ansiedade possuem dificuldade de inibir as vivências autonômicas e de contextualizar a razão do que estão sentindo. “Nosso cérebro é uma máquina de predição. O que vemos, ouvimos e sentimos é o melhor palpite do nosso cérebro sobre as causas das nossas entradas sensoriais. O que nós experimentamos é construído a partir das melhores suposições do nosso cérebro sobre as causas dos sinais sensoriais. As coisas não são como elas são, mas sim como parecem ser”. 

O propósito da predição é guiar a ação e o comportamento e aumentar a probabilidade de sobrevivência do organismo. “A emoção é a tentativa de integrar as sensações diante das coisas e de dar um significado para elas”, explicou Dr. Eurípedes. “Os pacientes com ansiedade têm um viés para previsões equivocadas e é difícil contextualizarem a fonte dessa ansiedade e se libertarem disso”. 

O professor também destacou a importância da valorização das relações interpessoais como recurso para ressignificar situações de ansiedade ou dor. “Na época da minha cirurgia e recuperação, a companhia da minha família e as lembranças despertadas em nossas conversas me fizeram muito bem. Por isso nós, profissionais de saúde, precisamos ouvir nossos pacientes, entrar em contato com a dor que eles sentem e estarmos preocupados em fazer diferença na vida deles. Às vezes só ver e ouvir de uma maneira qualificada vai fazer a diferença”.

A palestra também contou com a presença da Profa. Luciana Mori, diretora geral da UniMAX, da Sra. Graziela Garcia, Secretária de Saúde de Indaiatuba, do Dr. Custódio Tavares, do Prof. Flávio Pacetta, diretor geral da UniFAJ, do Prof. Hércules Domingues Silva e do Dr. Marcio Sanches, diretor de pesquisa e inovação do Grupo UniEduK, além dos mantenedores do Grupo UniEduK. 

A palestra pode ser assistida na íntegra no canal do Grupo UniEduK no Youtube, em https://www.youtube.com/watch?v=qvrGgNqqqvI.

Pular para o conteúdo