A imagem mostra o professor Gabriel Ribeiro Castelhano que teve seu artigo publicado no periódico internacional.

Professor do Grupo UniEduK publica artigo em periódico internacional da Suíça

Com a tradução em português “Estoques de Carbono no Solo e Tecnologias para o Incremento de Carbono no Solo no Cerrado”, artigo do professor Gabriel Ribeiro Castelhano foi publicado pelo periódico internacional MDPI Journal da Suíça

Gabriel Ribeiro Castellano, docente do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK, teve seu artigo publicado no periódico internacional – MDPI Journal – da Suíça. Traduzido para o português, o título de seu trabalho é “Estoques de Carbono no Solo e Tecnologias para o Incremento de Carbono no Solo no Cerrado”.

De acordo com o periódico, o MDPI é pioneiro na publicação acadêmica de acesso aberto e apoia comunidades acadêmicas desde 1996. Sua missão é promover o intercâmbio científico aberto em todas as formas e em todas as disciplinas.

Sua proposta é atender acadêmicos de todo o mundo a fim de garantir que as pesquisas mais recentes estejam disponíveis gratuitamente. Para isso, já publicou a pesquisa de mais de 330 mil autores individuais e recebe mais de 25 milhões de visualizações mensais de páginas da web.

 

Processo para a publicação no periódico internacional

Fui convidado para publicar o tema em um tópico especial lançado pela revista com o tema de ‘tecnologias para o estoque de carbono’, depois o próximo passo foi encontrar uma equipe de trabalho com o domínio das áreas objetos da pesquisa”, explica o docente.

Gabriel complementa: “No caso desse artigo, utilizamos “metadados” que é a denominação dada para dados já publicados por outros autores, portanto, precisamos ler aproximadamente uma centena de diferentes artigos, validar os dados dentro da metodologia estabelecida, produzir mapas, análises estatísticas e a discussão toda foi elaborada dessa forma. Foi um trabalho de quase seis meses. Depois, passou ainda por um revisor de inglês e pelos revisores da revista”, comenta.

Em seguida, ele salienta a importância da publicação para sua vida profissional. “A forma de o pesquisador mostrar seu trabalho é publicando em revistas especializadas, isso leva a discussões, críticas e ao crescimento do conhecimento científico no tema abordado”, enfatiza.

 

Sobre o artigo

Sobre seu artigo, o docente aponta os principais tópicos abordados. “O artigo faz estimativas do estoque total de carbono nos solos do cerrado, discute as diferenças de estoques de carbono no solo entre diferentes tipos de uso e ocupação do solo (vegetação nativa e agricultura), discute os aspectos ligados à geologia, solos, biogeoquímica, clima e vegetação que influem no acúmulo de carbono no solo no bioma do Cerrado”, conta.

O professor destaca também qual a importância do tema do seu artigo para sociedade. “Hoje os estoques de carbono são um banco de ativos nesse mercado. O entendimento dos processos naturais e antrópicos que influem no seu acúmulo no solo são fundamentais para os projetos de crédito de carbono. Tudo isso tem como objetivo final a mitigação dos impactos do aquecimento global”.  

Ele acrescenta que, a partir disso, são abertas oportunidades de retorno financeiro para os agricultores que praticarem boas ações de manejo e conservação do solo e da natureza, portanto, o assunto não afeta somente o setor agrícola, mas toda a sociedade.

 

Sobre o professor

Gabriel é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP; Mestre em Geociências e Meio Ambiente pelo IGCE/UNESP e atualmente é doutorando atuando junto ao Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Unesp Rio Claro. No Grupo UniEduK, ele leciona a disciplina Solos Agrícolas.

Pular para o conteúdo