Professora fala sobre sintomas de gravidez em cadela ao Vida de Bicho

A médica veterinária Ana Cláudia Bengezen, supervisora de Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da UniFAJ explicou quais são os sintomas de gravidez em cadela e a partir de quando é possível perceber que a cachorra está prenhe

Confira o texto do site Vida de Bicho da Globo na íntegra:

Como saber se minha cachorra está grávida? Veja os principais sintomas!

Veterinárias relatam quais são os sinais de uma gestação em cadela e a partir de quando é possível perceber que a cachorra está prenhe

Você já se perguntou por quanto tempo a cachorra fica grávida? Segundo veterinários, a gestação de uma cadela costuma durar entre 60 e 64 dias. Contudo o tutor só conseguirá perceber que a cachorra está prenhe na metade do período gestacional.

As principais mudanças físicas aparecem depois de 30 dias, com aumento da barriga e ganho de peso”, explica a médica-veterinária Ana Cláudia Bengezen, supervisora de clínica médica de pequenos animais da UniFAJ.

Sintomas de cachorra grávida

Para ajudar a saber se a cachorra está grávida, outros sintomas que ajudam a responder à pergunta “como saber a cachorra está grávida?” costumam aparecer por volta do 30º dia de gestação, sendo eles: secreção vaginal, tetas rosadas e inchaço na região. Antes, contudo, a maioria das fêmeas apresenta sonolência, náuseas e redução de apetite.

Já no final do período gestacional, observam-se mais mudanças no corpo e nos hábitos do animal. “Nesse período ocorre também o aumento das mamas. A cadela passa ainda a ingerir mais alimentos e a beber mais água”, diz a médica-veterinária Aline Machado de Zoppa, que atua nos hospitais veterinários do Grupo UniEduk.

No que diz respeito ao comportamento, alguns animais podem ficar mais agressivos e carentes, sendo que, com a proximidade do parto, há cadelas que ficam mais quietas e procuram se posicionar mais perto de onde pretendem formar o ninho.

Exames

Observar os sinais físicos da gestação não é a única maneira de saber se a cadela está prenhe ou não. Com cerca de 20 dias já é possível identificar a gravidez por meio de um ultrassom.

Se o tutor tiver dúvidas, o ideal são exames de imagem para comprovar realmente a gestação da cadela. O ultrassom abdominal pode ser feito com 21 dias, sendo avaliado a viabilidade dos fetos, e a radiografia pode ser realizada com 47 dias, nela se avalia a quantidade de filhotes e a posição deles”, esclarece a médica-veterinária Carolina Llanos.

Ao confirmar a gestação da cadela, é importante que o tutor a leve a um médico-veterinário para acompanhar o período. Além disso, é essencial garantir o bem-estar do animal, deixando sempre disponível água e alimento e evitando submeter a cadela a qualquer tipo de estresse.

Cachorra com gravidez psicológica

A consulta com um médico-veterinário é importante porque, em alguns casos, a cadela pode desenvolver a chamada pseudociese, popularmente chamada de gravidez psicológica, que, apesar do nome, é um quadro relacionado a disfunções hormonais e não de natureza psicológica.

No geral, os sintomas são os mesmos de uma gestação verdadeira, por isso é importante consultar um profissional. Em ambas as situações haverá aumento de volume das mamas e produção de leite, por exemplo, mas, na pseudociese, esse estado passa de dois meses, que seria o tempo estimado da gestação real”, comenta Aline.

Além da questão da gravidez psicológica, a consulta com o veterinário pode tirar algumas dúvidas comuns entre os tutores, como quais são as vitaminas para cachorra grávida, se cachorra grávida pode tomar banho, ou mesmo se é permitido dar remédio de carrapato para uma cadela grávida.

Segundo as profissionais, o banho, por exemplo, deve fazer parte da rotina de cuidados com o pet, inclusive no período gestacional.

Já no caso de remédio de carrapato e vitaminas, a orientação é procurar o veterinário para avaliação caso a caso, pois existem remédios permitidos e outros que não são, e há cadelas que podem precisar de mais vitaminas do que as comumente receitadas, a exemplo do ácido fólico. Além disso, somente um profissional poderá orientar sobre dosagens e como ministrar cada remédio.

Como evitar gravidez de cadela?

Há várias maneiras de evitar que uma cadela fique prenhe, entre elas estão os métodos contraceptivos não cirúrgicos, como injeções, implantes e comprimidos. Contudo as veterinárias alertam que tais opções podem trazer consequências negativas à saúde do animal. Assim, o mais indicado é a castração.

A castração não só impede a reprodução do animal, como traz outros benefícios, como evitar gravidez psicológica e prevenir o aparecimento de câncer de mama”, finaliza Carolina.

 

Crédito: Vida de Pet – Grupo Globo/Texto: Por Gladys Magalhães

Pular para o conteúdo