
O participante começou a frequentar o projeto em novembro do ano passado e já sente mudanças muito positivas em sua qualidade de vida
Márcio Lacerda Pereira é a prova de que a mudança de estilo de vida traz inúmeros benefícios. Participante do Projeto 100% Saúde desde novembro do ano passado, Pereira já viu os resultados positivos que uma alimentação saudável e a prática de atividade física trazem, entre elas a eliminação de 25 quilos.
Pereira conheceu o projeto por meio de uma amiga e começou a participar porque sua saúde não estava bem. “Eu tinha apneia, correndo sérios riscos de morte, depressão e pressão alta. Com os resultados obtidos estou eliminando uma série de remédios do meu dia a dia”, conta o participante.
Sua meta é eliminar quatro quilos por mês e, no total, 50 quilos. “Quando eu alcançar os 80 quilos de peso corporal já estará bom para mim. Já posso dizer que a qualidade de vida melhora muito. A gente recupera a autoconfiança, se sente bem, mais disposto, não fico doente, nem triste”, disse.
Quando começou a participar do Projeto 100% Saúde, Pereira caminhava durante 30 minutos por dia, de segunda a sábado. Hoje, aumentou a frequência do exercício de domingo a domingo e com duração diária de duas horas. “O projeto é muito bom por suas palestras e por todo o incentivo que dá para que continuemos. Eu recomendo para todo mundo”.
Pereira também destaca a atuação dos organizadores. “Recebemos um respaldo muito bom. Estão sempre conversando conosco, perguntando como foi a semana, se estamos nos sentindo bem e isso é muito importante”, diz. “Estou muito feliz por fazer parte do 100% Saúde e estou sempre convidando as pessoas para participarem também”.
O projeto
O Projeto 100% Saúde, realizado pelo Centro Universitário Max Planck (UniMAX) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco principal o tratamento da obesidade, orientando os participantes por meio de palestras com equipe multidisciplinar.
As palestras semanais abordam os mais variados assuntos relacionados ao combate à obesidade, promovendo mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida para o bem-estar físico e mental dos participantes.
A cada mês, novos temas trazem ainda mais informação e suporte a quem busca qualidade de vida. Em março, as palestras darão continuidade ao propósito do projeto. “Nosso objetivo principal é alertar constantemente a população sobre os riscos que a obesidade pode trazer à vida das pessoas e a cada mês novos temas são apresentados nesse sentido”, explica o idealizador e diretor do Projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves.
A programação de palestras em março será a seguinte:
06/03
"Hipersensibilidade alimentar!"
Natália Amorin, nutricionista
12/03
"Dores emocionais"
Ada Riberti, psicóloga
19/03
"Riscos de câncer no obeso"
Dr. Felipe Chaim, gastrocirurgião
26/03
"Sarcopenia no idoso obeso"
Dra. Rosa Reyna, médica da família
Como participar
Os encontros do 100% Saúde são gratuitos e acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, na Câmara Municipal de Indaiatuba. Excepcionalmente na primeira semana de março, devido à Quarta-Feira de Cinzas, o encontro será realizado na quinta-feira (06/03). A partir da segunda semana de março os encontros voltam a ser realizados às quartas-feiras.
Os interessados em participar pela primeira vez devem comparecer até às 18h30 com um documento oficial, o cartão do SUS e comprovante de residência.