Agende uma visita!

Projeto de Laboratório Covid é elaborado por alunos e professores de Engenharia Civil do Grupo UniEduK

A Atividade Prática Supervisionada (APS) tem o objetivo de aproximar a realidade da profissão dos alunos, com prazos e custos definidos

Alunos de vários semestres de Engenharia Civil do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e Faagroh) participaram do projeto de construção de um laboratório nível de biossegurança 3 (NB3) chamado como Laboratório Covid. A Atividade Prática Supervisionada (APS) foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2021 e contou com a participação de todo o corpo docente do curso.

“Para desenvolver a APS, os alunos realizaram um processo de produção da construção civil, com objetivo específico com prazos e custos definidos. O trabalho para a realização da obra teve início ainda no papel, com as primeiras decisões a serem tomadas”, explica a professora Luciane Sandrini Dias, uma das responsáveis pela atividade. 

Já no nível de execução, cabe ao engenheiro e ao gerente de obra executarem junto às equipes cada processo de forma controlada. O acesso ao gerenciamento da obra de forma instantânea e imediata pode ser realizado de qualquer lugar, hoje em dia, um fator muito relevante. Por isso, a importância de se apoiar em recursos tecnológicos que permitem o compartilhamento de informações de forma on-line. 

“A partir do projeto de execução da obra, são definidos os detalhes construtivos e as especificações que permitem mais facilidade de construir, afetando nos desperdícios de material, no tempo de execução e, consequentemente, nos custos de construção”, explica a prof. Luciane. 

Como característica da APS, os alunos ganham em conhecimento adquirido na prática, no dia a dia da profissão, tendo o acompanhamento de professores experientes e qualificados em cada área do projeto a ser desenvolvido pelos estudantes. 

“Através  deste projeto, os alunos puderam estudar conceitos  da engenharia  civil aplicados a um tema atual e muito importante para a sociedade, a Covid-19. O trabalho  teve  como principal objetivo desenvolver o pensamento  crítico dos alunos, o trabalho em equipe,  e fazer com que eles consigam visualizar a aplicação dos conteúdos desenvolvidos na graduação na prática da profissão“, disse a gestora do curso de Engenharia Civil, prof. Natalia Tierzo. 

As apresentações aconteceram no dia 11 de junho de forma on-line. Para adicionar um caráter empreendedor à APS, cada grupo foi considerado uma empresa e os alunos apresentaram as ideias à banca julgadora como se falassem a investidores interessados nos projetos. 

Confira notícias do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK

Skip to content