Projeto dos alunos para a Mostra de Projetos Temáticos promete surpreender visitantes
Um sistema de automação de corte de madeira, perfuração e de estamparia está sendo desenvolvido pelos alunos do quinto semestre do curso de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade de Jaguariúna para ser apresentado na Mostra de Projetos Temáticos no final do ano.
São três etapas produzidas por sete alunos, com a coordenação do professor Arley Henrique Salvador, que tem como objetivo criar um processo de fabricação que corta a madeira no tamanho da peça, cerca de sete centímetros, perfura o objeto e o terceiro estampa o logo da FAJ.
Segundo o docente, os estudantes têm contato direto com o CLP (Controlador Lógico Programável) que é um dispositivo que recebe sinais de sensores conseguindo acionar motor e válvula, por exemplo. De acordo com Arley, essa é a parte pensante do processo de fabricação do projeto e após essa etapa eles começam a criar a mecânica programando as três fases. “Através do sensor eles identificam se a peça está presente, então eles podem ligar o motor e fazer o corte e a na sequência a válvula para empurrar a peça para uma caixa onde tem as peças já terminadas”, explica.
Durante o desenvolvimento, os estudantes colocam em prática todo conhecimento adquirido nas disciplinas do tecnólogo e para o professor, os visitantes da Mostra Projetos Temáticos ficarão surpreendidos com o trabalho, principalmente os calouros de Tecnologia em Automação Industrial. “Vai ser um ganho para os alunos que estão começando o curso, eles vão sentir estimulados vendo o que os alunos conseguiram fazer com base nos conhecimentos que tiveram desde quando entraram na faculdade”, aposta Arley que conclui. “É um ganho tanto para quem faz o projeto, quanto quem vai assistir”.