Projeto Pedagógico de Medicina Veterinária da MAX é avaliado com nota máxima pelo MEC
Infraestrutura do Hospital-Escola e Atividades Práticas também ganharam destaque positivo no relatório
O curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck, de Indaiatuba, recebeu notas máximas (5) em vários conceitos no processo de reconhecimento realizado periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação aconteceu nesta quarta-feira, 9 de agosto, poucos dias após a Instituição ter recebido a equipe de avaliadores. A Comissão de Avaliação de Cursos do MEC esteve nos dois Campi da MAX para avaliar as três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e instalações físicas.
“É com grande satisfação que recebemos este resultado. De fato, é resultado de um trabalho em equipe feito com muita paixão e dedicação por parte de todos os envolvidos. É o reflexo de um trabalho profissional executado por uma equipe competente, comprometida e empenhada em transferir um ensino de qualidade, formando profissionais altamente capacitados para os desafios do mercado de trabalho. Aos coordenadores e docentes do curso e do Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), além das equipes MAX e Grupo Polis Educacional, nosso parabéns!”, afirma o diretor da Faculdade, professor Hector Edmundo Huanay Escobar.
No relatório final, vários conceitos tiveram nota máxima (5), entre eles o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a Biblioteca, considerada excelente, e a titulação do corpo docente, que tem 76% de mestres e doutores, comprovando qualificação e experiência de mercado. As instalações do Hospital-Escola Veterinário também ganharam destaque na avaliação de excelência pelos modernos recursos pedagógicos e tecnológicos, além do atendimento 24 horas, para pequenos e grandes animais, inclusive cirurgias – número expressivo de consultas (3.700/ano) e de cirurgias (300/ano).
Segundo o relatório, a Instituição desenvolve programas acadêmicos que visam apoio à permanência e à educação continuada e de orientação à vida profissional posterior à formação acadêmica. Entre os destaques estão os Projetos Interdisciplinares com atualização constante dos alunos por meio de seminários, palestras e workshops com convidados especiais; Programas de Estágio com empresas de ponta; Projetos de extensão e Iniciação Científica (PIC); pesquisa acadêmica e elevada produção científica; e Programas de Orientação ao Estudante (PROE) com cursos de idiomas e outras ações.
Outros itens foram mencionados como relevantes pelos avaliadores no documento oficial. Nesse sentido, chamou atenção itens como a estrutura curricular atualizada, com foco em atividades interdisciplinares e práticas, a vivência prática desde o primeiro dia de aula e a discussão diária de casos clínicos de internação. Em relação à interação com a comunidade, foram evidenciados o atendimento à população sob a supervisão de professores, visitas técnicas a empresas e outros empreendimentos e os projetos e ações sociais visando a extensão universitária e aproximação da comunidade local como fator fundamental para a formação holística dos nossos alunos.
É o caso do estágio de alunos durante a FAICI – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba. A oportunidade surgiu graças a uma parceria entre a MAX e a organização do evento. Os alunos da MAX acompanham o médico veterinário desde a chegada dos animais, realizando checagem de documentação, como os atestados de vacinação, até a inspeção clínica antes e após as provas. “Vale salientar que nossos alunos estagiam com médicos veterinários da empresa responsável pela consultoria animal do evento, que passa por certificação e auditoria para manter condições de bem-estar para os animais envolvidos na prática de rodeios, recebendo selo verde que as certificam. Então, é de grande importância essa vivência, pois os estudantes podem adquirir senso crítico em um assunto tão polêmico e atual que envolve realização de eventos com utilização de animais”, reforçou o diretor técnico do curso de Medicina Veterinária, Thyago Escodro Dercoli.
O resultado geral foi recebido com muita alegria e satisfação por toda equipe envolvida. “Foi um trabalho de equipe em todos os setores, todos muito comprometidos com o processo. Então, só temos a agradecer, especialmente aos professores, alunos, colaboradores e todo o apoio da Direção da MAX e do Grupo, em nome dos diretores que estiveram conosco em todo momento. Essa nota demonstra que estamos no caminho certo, contribuindo de forma relevante com a saúde da comunidade ao oferecer uma formação sólida e diferenciada na área de Medicina Veterinária”, declara a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.
Com 50% de aulas práticas desde o primeiro dia de aula, a Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck tem todas as aulas ministradas no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), permitindo que o estudante vivencie a prática profissional desde o primeiro dia de aula. Toda a estrutura acadêmica e física é pensada para proporcionar ao estudante oportunidade constante de aprimoramento e capacitação. A infraestrutura do Campus conta com salas de aula equipadas, unidade ambulatorial de atendimento para pequenos animais, laboratório de anatomia animal, laboratório de patologia animal, laboratório de análises clínicas, central de reprodução animal, centro de diagnóstico por imagem, biblioteca com acesso livre ao acervo, canil, curral, granja-escola de aves, granja-escola de suínos e baias para internação e recuperação dos pacientes.
Importante reforçar que o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck proporciona, ainda, a participação ativa de alunos em ações e projetos de relevância para a comunidade em parceria com instituições sociais, entre eles Campanha e Controle Populacional de Cães e Gatos e Posse Responsável, Outubro Rosa Animal, Vacinação Antirrábica, Zooterapia – Terapia Assistida por Animais (TAA).
15/08/2017