Projetos e ações sociais da FAJ chegam a mais de 230 mil pessoas

Os dados estão publicados em um Balanço Social elaborado pela Instituição pelo segundo ano consecutivo

Campanhas para arrecadação de insumos para uso em lar de idosos, programas de qualidade de vida e bem-estar, de atenção psicológica, profissional, campanha de castração de cães e gatos, diagnóstico, organização e destino de resíduos sólidos e gincanas acadêmicas de várias modalidades e finalidades. Estes são apenas alguns exemplos de ações e projetos sociais desenvolvidos pela Faculdade de Jaguariúna ao longo de 2015 que alcançaram um público de mais de 230 mil pessoas.

Os dados estão publicados em um Balanço Social elaborado pela Instituição pelo segundo ano consecutivo, dando ênfase à responsabilidade social atrelada à qualidade da educação superior. A partir da publicação, A FAJ demonstra sua missão que vai além de contribuir para a formação dos alunos, proporcionando conhecimentos, conceitos, posturas e práticas.

“Preparamos profissionais com visão humanista que estão aptos a exercer muito bem seu papel na sociedade, seja como cidadãos conscientes ou como profissionais altamente capacitados para os desafios do mercado de trabalho. Acreditamos que nossa estrutura pedagógica, alicerçada no conhecimento científico e tecnológico, proporciona aos alunos observar e solucionar problemas existentes em nossa comunidade, graças aos projetos e ações sociais desenvolvidas pela Faculdade. Dessa forma, com empenho de toda equipe docente e da diretoria, os estudantes são incentivados a realizar atividades que evidenciam o crescimento de renda e a melhoria da qualidade de vida de diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, comenta o professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor da FAJ.

RELATÓRIO

Entender as ações e os projetos sociais, e como estes repercutem na comunidade, por meio do alinhamento de sua visão, missão e valores, faz com que a FAJ adote instrumentos de metodologia por meio da análise do Impacto Social para a reconstrução e entendimento dos processos, resultando em uma metodologia social empreendedora. Mesmo ciente do desafio desta metodologia, para a tradução da medição do impacto social em seus projetos sociais, a Faculdade de Jaguariúna (FAJ) consegue com excelência captar com total complexidade e pluridisciplinaridade o processo como um todo. Em parceria com Laspau – Laboratório de Tecnologia de Harvard, esse desafio se amplia nessa ação político-social.

O objetivo, segundo o relatório, é oferecer aos estudantes da Faculdade uma base sólida de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, para que estejam capacitados a desenvolver suas habilidades e competências, visando o desenvolvimento de seus projetos de vida.

Foram envolvidos nas ações e projetos sociais alunos de todos os cursos da Instituição: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Logística, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Gastronomia, Farmácia, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Gestão em Recursos Humanos (Ensino à Distância).

“A Faculdade de Jaguariúna (FAJ), em seus 17 anos de história, tem buscado com muito afinco ampliar continuamente as atividades educacionais oferecidas à sociedade onde está inserida”, afirma Prof. Ricardo Tannus, diretor geral da FAJ.

Prof. Tannus lembra que, em 2015, a FAJ trabalhou no aprimoramento contínuo de seu projeto pedagógico por meio da capacitação de seus professores e inovação das técnicas de ensino, como a utilização das Metodologias Ativas, já adotadas como diretrizes da Instituição. “Seu foco no método internacional, usado em grandes universidades como Harvard e Anderson University, trouxe um conceito educativo inovador”, comenta. “Além do investimento constante em infraestrutura, treinamento dos professores e quadro administrativo, que fazem da FAJ referência no mercado de educação”, prossegue Tannus.

O diretor geral informa que, no âmbito social, a Instituição firmou novamente o compromisso socioambiental ao ampliar ações e projetos sociais com o envolvimento do corpo docente e discente, beneficiando diversas instituições sociais, além de centenas de cidadãos e suas famílias.

“Para 2016 esse desafio se ampliará com a consolidação dos projetos sociais na versão de empreendedorismo social. A IES entende que para ter sucesso em suas atuações sociais é imprescindível a participação das empresas, da comunidade e dos responsáveis políticos. Dessa maneira, articularam-se ações e projetos que possuam esta perspectiva comum a todos os envolvidos. Garantindo seu sucesso por meio dos resultados conquistados”, declara Prof. Tannus.

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