A imagem mostra a frase qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica.

Qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica?

O Grupo UniEduK esclarece qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica, além de muitas outras questões que envolvem o setor que mais cresce no país e que especialistas afirmam, com toda a certeza, ser um dos mais rentáveis

Antes de tudo, você já deve saber que o agronegócio é um dos setores mais sólidos e mais rentáveis para se investir no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura (MAPA), as projeções para crescimento do setor para os próximos 10 anos será superior a 30%. Isso ocorre, principalmente, devido à adoção de novas tecnologias, impulsionado pelo aumento da demanda do mercado externo que busca produtos de qualidade e de produção sustentável. Mas, a princípio, você sabe qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica?

Em primeiro lugar, já vamos explicar que o correto é se referir à graduação como Engenharia Agronômica e não como Agronomia. Portanto, quem faz esse curso torna-se Engenheiro Agronômico. O termo Agronomia é sinônimo de Ciências Agrárias que abrange diversas áreas, sendo uma delas, a Engenharia Agronômica.

Quando a profissão foi regulamentada em 1933, era usual se referir ao profissional da carreira como engenheiro agrônomo ou agrônomo. Já em 1946, ficou oficializado que o título concedido aos diplomados é o título de Engenheiro Agrônomo. A dúvida vem do fato de que o Ministério da Educação ainda reconhece as duas nomenclaturas.

Com o intuito de responder diversas perguntas sobre a área, convidamos o professor Ronan Pereira Machado, gestor do curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK.

Ele é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, gerente geral de uma empresa voltada à produção agrícola e consultor sobre gestão, sustentabilidade e planejamento estratégico no agronegócio. O docente possui mestrado em Fitotecnia, especialização em Gestão e Manejo Sustentável e trabalhou no projeto sobre Flora Fanerogâmica, junto ao Royal Botanical Garden KEW em Londres.

Além disso, Ronan atua, principalmente, nos segmentos do agronegócio e ambiental com ênfase em desenvolvimento e implantação de projetos, pesquisa, gestão de pessoas e administração em geral.

 

Como é o curso de Engenharia Agronômica?

Agora, você já sabe a diferença entre Agronomia e Engenharia Agronômica. Em seguida, vamos destacar alguns pontos do curso de Engenharia Agronômica.

Em resumo, a graduação oferecida pelo Grupo UniEduK envolve todas as etapas do processo de produção agrícola. Dessa forma, abarca desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal. Sobretudo, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais.

Portanto, ao escolher ser aluno do Grupo UniEduK, você estará preparado por meio de aulas práticas e teóricas para atuar no planejamento e gerenciamento de propriedades rurais.

Do mesmo modo, poderá atuar na gestão e monitoramento recursos naturais, além de gestão e fornecimento de consultoria em agronegócio.

Você também poderá prestar orientação técnica relacionada a crédito rural e mercado financeiro.

Ainda, uma opção é trabalhar com melhoramento genético de plantas e animais, bem como atuar com transferência de tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais.

 

Tem curso de Engenharia Agronômica a distância?

No Grupo UniEduK, todos os nossos cursos de Engenharia são 100% presencial, pois acreditamos que algumas áreas exijam muita prática. E você já sabe, aqui, nós oferecemos, no mínimo, 50% de aulas práticas desde o primeiro semestre.

 

Quanto é a faculdade de Engenharia Agronômica?

Os valores variam de instituição para instituição, mas podemos adiantar que no Grupo UniEduK:

  • De cara, você já tem 50% DE DESCONTO NA MATRÍCULA;
  • Dependendo da sua nota no Vestibular, ENEM ou ENCCEJA, você PODE OBTER ATÉ 50% DE DESCONTO NAS MENSALIDADES;
  • Além desses descontos, entendemos a necessidade do momento e, por isso, ESTAMOS DANDO UM APOIO NO VALOR DA MENSALIDADE.

E mais…

  • Nosso CURSO DE ENGENHARIA É 100% PRESENCIAL;
  • São MAIS DE 50% DE AULAS PRÁTICASdesde o início do curso;
  • Nosso método de ensino é REFERÊNCIA.

 

Portanto, para você iniciar esse caminho promissor como Engenheiro Agronômico, o primeiro passo é:

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR 2023!

Pular para o conteúdo