Alunos da Max Planck engajados em projetos sociais
Os alunos do 6º semestre de administração da Faculdade Max Planck estão engajados em um novo projeto social que visa divulgar o trabalho que a ONG Sociedade São Vicente de Paulo tem realizado.
Devido a isso, algumas ações foram criadas para propor melhorias às pessoas assistidas pela ONG.
As professoras orientadoras do projeto são Carla Borges e Viviane Di Battisti e os alunos responsáveis, Amalia Daniele Cristina Padilha; Adriana Aparecida Barbosa Scot; Emanoel Andrade Pereira; Erika Fernanda Felske de Oliveira; Janaina Rangel da Silva; Paulo Alexandre da Silva.
“O objetivo do trabalho é ajudar uma ONG e verificar quais são as necessidades, a partir disso, identificamos a falta de divulgação. Então propusemos algumas ações”, comenta a aluna Amália Padilha.
As ações propostas consistem em: divulgação em mídia local, com o intuito de arrecadar mais contribuições; organizar uma festa para comemorar o dia das crianças para os filhos das famílias que fazem parte da instituição; organização de uma rifa para comprar brinquedos e alimentos para ONG.
No setor profissional os alunos também prepararam ações que poderão beneficiar as pessoas que estão desempregadas, entre elas a realização de duas palestras de Motivação e Marketing Pessoal e a orientação e auxílio na elaboração de currículo.
“Vamos auxiliar também em um projeto da ONG de sacolas ecológicas; definir valor de mercado, logotipo, desing, patrocínio entre outras ações”, garante Amalia.
Para que toda a classe e os demais alunos da faculdade possam se inteirar do projeto, os alunos responsáveis produzirão um documentário com a história da Sociedade São Vicente de Paulo, com as ações realizadas e os resultados obtidos.
Outro fator que poderá contribuir para um resultado positivo desse projeto é a criação de um cartaz que será afixado nas igrejas católicas da cidade, para incentivar a comunidade a contribuir com a instituição.
“No momento estamos realizando esses projetos para contribuir com melhorias para Sociedade São Vicente de Paulo, queremos que a comunidade conheça o trabalho dos vicentinos e dos voluntários e ajudem com doações de alimentos”, comenta a aluna, que completa, “escolhemos essa ONG para desenvolvermos um projeto que possa torná-la mais conhecida pelo seu trabalho e para ajudar a melhorar a vida das pessoas menos privilegiadas na sociedade, queremos contribuir para educação e trazer novas ideias para serem desenvolvidas na ONG. Essa instituição tem um trabalho admirável e transparente; os voluntários doam o seu tempo para ajudar o próximo colocando em prática ações de caridade”, afirma.
A sociedade ajuda os assistidos doando uma cesta de alimentos a cada 15 dias. Em Indaiatuba são 303 voluntários e 202 assistidos.
A ONG recebe doações de alimentos da comunidade, as doações podem ser feitas através de todas as igrejas católicas ou nas sedes da Sociedade São Vicente de Paulo, Rua: Adélia Philomena Mattioni, n° 42, Jardim Morada do Sol, telefone: 3936-3700 e na Rua: 7 de setembro, nº 918, Centro, telefone: 3875-3435, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
A Sociedade São Vicente de Paulo
Fundada em 23 de abril de 1833, por Antonio Frederico Ozanan, hoje está presente em mais de 163 países. Em Indaiatuba o presidente do Conselho Particular é o Sr. Carlos Pavan Junior e o vice - presidente Sr. José Favine.
O objetivo da ONG é ajudar famílias carentes que não possuem renda fixa, contribuindo para a educação, oferecendo cursos gratuitos para todos os assistidos.
Semanalmente acontece uma reunião com voluntários para acompanhar o desenvolvimento das famílias que são visitadas toda semana por eles. Durante a visita assuntos como saúde e educação, são abordados.
A missão da ONG é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da igreja católica.
A visão é formar uma grande rede de caridade para ajudar o próximo, uma realidade que alivia o sofrimento dos menos privilegiados e incentivar a promoção da dignidade humana.
Os valores: unir homens, mulheres e crianças no mesmo ideal: Praticar amor ao próximo.
POR: MASS MIDIA