Semana da Arquitetura e Urbanismo reúne alunos de diversos semestres para integração com atividades práticas

SAU: Semana da Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK proporcionou muito aprendizado aos estudantes do curso, com minicursos especiais e atividades práticas

Com o objetivo de promover a integração entre os alunos de diversos semestres da graduação, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK organizou uma semana temática. A SAU – Semana da Arquitetura e Urbanismo aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, oferecendo palestras, oficinas e minicursos nos campi da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba).

“Arquitetura é a junção da arte e da técnica. Entendemos que, durante o curso, os alunos possuem interesses distintos. No início, o quesito artístico e de inovação estética impressiona e desperta a curiosidade. Nos semestres do meio do curso, o domínio de softwares e ferramentas os interessam mais, pois subsidiam o desenvolvimento dos projetos e a expressão de suas ideias em linguagem específica. Já ao final do curso, as perspectivas de atuação e o conhecimento das burocracias relacionadas ao cotidiano da atuação profissional é o foco desse aluno”, comenta a orientadora pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Fernanda Buga, sobre a criação SAU do Grupo UniEduK.

A primeira atividade da semana especial foi o minicurso de “Prototipagem Digital – Impressora 3D”, com as professoras Raquel Rancura, Lais Salles e o técnico em prototipagem, Vinicius Olivetto. Em seguida, na UniMAX, o professor Carlos Cenci ministrou um minicurso sobre o programa Archicad, que permite que os arquitetos modelem mais rapidamente e criem detalhes precisos de construção, incluindo também estimativas de quantitativo de materiais para a obra. Enquanto isso, na UniFAJ aconteceu uma Oficina de Projeto Executivo, com o professor Fernando Shigueo, na qual os alunos puderam ter contato com o projeto executivo e os problemas mais recorrentes que devem ser evitados nessa etapa.

Finalizando o primeiro dia de evento, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ puderam participar de uma Oficina de Expressão Artística, com o professor Juan Andrade, em que os alunos aprenderam sobre teorias da expressão artística e puderam pegar em pincéis e tintas para entender o processo.

No segundo dia, a UniMAX recebeu o minicurso de “Prototipagem Digital – Corte a Laser”, com o professor Fernando Nakandakare. As alunas Fernanda Vignoli e Ana Paula Pinto acompanharam a oficina ministrada pelo colaborador Vinicius Olivetto, na UniFAJ.

Na sequência, tivemos uma oficina de Processo criativo, ministrada pela professora e orientadora pedagógica do curso, Fernanda Buga. A oficina trouxe técnicas de estímulo a criatividade para aqueles com dificuldade em sair da folha em branco. Para finalizar, a alumni Nicole Rodrigues ministrou uma palestra sobre a Relação entre Arquitetura e o Metaverso, tema que aparece no horizonte da profissão e vem sendo colocado como o grande mercado de atuação para a próxima década.

Durante toda a programação, os alunos presentes na UniMAX, em Indaiatuba, participaram de uma oficina de revitalização de uma parte do campus. Os estudantes realizaram a pintura do container de apoio às aulas práticas dos cursos de Engenharia e Arquitetura, com desenhos modernos e que valorizaram o ambiente.

De acordo com a gestora acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK, professora Elena Furlan da França, cerca de 50 alunos participaram da SAU na UniFAJ e 50 participaram na UniMAX.

 

Confira notícias do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK:
Pular para o conteúdo