A imagem mostra o centro de simulação realística do Grupo UniEduK a ser utilizado pelo curso de Enfermagem.

Simulação realística é implantada em aulas práticas do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

Amplamente divulgada pelo Grupo UniEduK, a simulação realística com bonecos de alta fidelidade agora também é parte do curso de Enfermagem da instituição

Reafirmando seu compromisso de prática constantes em seus cursos, o Grupo UniEduK implementou a simulação realística no curso de Enfermagem. Agora, os estudantes da graduação também realizarão treinamentos nos bonecos de alta fidelidade SimMan 3G PLUS, SimMom e SimBaby.

Em uma primeira oportunidade, os docentes estão sendo capacitados para programar os bonecos e utilizá-los da melhor forma. “Começamos com um grupo de estudos para instrumentalizar os docentes para essa prática no Centro de Simulação Realística com os alunos de Enfermagem do Grupo UniEduK. Nossos encontros têm sido bastante calorosos em discussão e trocas de experiências, contribuindo efetivamente para a implantação do projeto piloto de simulação na UniMAX”, conta do orientador pedagógico do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Os simuladores adquiridos pelo Grupo UniEduK podem simular diversos ambientes de cuidado. O SimMan 3G Plus simula diversas condições clínicas, podendo estar relacionadas com casos de Urgência e Emergência; o simulador SimMom possibilita o atendimento a um processo de parto interativo, oferecendo a funcionalidade exigida para treinar habilidades em obstetrícia; o SimBaby, simulador de paciente infantil de nove meses de idade, habilita treinamentos de simulação de atendimentos em pacientes críticos, com diagnóstico correto, baseado em observações ativas e desenvolvimento de habilidades motoras como a reanimação pediátrica em casos de parada cardiorrespiratória.

A simulação aplicada como estratégia de ensino nos permite mimetizar a realidade e recondicionar competências socioemocionais, atitudinais e habilidades delineadas para cada período do curso. Tal engajamento é fruto de um currículo desenvolvido por competências e o uso de metodologias ativas. Como docente, a proposta é desafiadora, gratificante e de intenso aprendizado, possibilitando, contudo, repensar o modo de participar da construção das trilhas do conhecimento com nossos acadêmicos”, ressalta a professora Carolina Pessoni.

O orientador pedagógico, professor Alexandro, reforça que o uso de metodologias ativas valoriza o protagonismo dos estudantes e uma mudança na postura dos docentes no processo de ensino-aprendizagem. “A simulação é uma estratégia positiva na aquisição de habilidades por meio de reflexão conduzida por erros e acertos vivenciadas no cenário próximo de sua realidade profissional, além de ser um espaço protegido, de argumentação e debate no momento de debriefing, conduzidos pelos objetivos de cada competência que se deseja com o desenvolvimento dos cenários”, completa o professor.

Além da utilização do novo cenário simulado nas aulas práticas da graduação, o curso de Enfermagem já divulga projetos que complementam ainda mais a experiência dos alunos. A gestora acadêmica do curso, professoras Elaine Valias, revela que o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK, em parceria com a Unicamp, desenvolve um trabalho sobre técnicas de aprendizagem na área de Cardiologia.

O novo projeto é idealizado pela enfermeira Renata Vicente Soares, especialista em cardiologia, que atua na Educação Continuada de um hospital privado em Jundiaí, liderado pelo Prof. Dario Fernandes, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Unicamp.

Grupo de estudos participação em capacitações, compartilhamento de material didático, construção coletiva de instrumentos e conteúdo científico são ações concretas que fundamentam e inspiram para a elaboração de aulas inesquecíveis e enriquecedoras que fazem brilhar os olhos dos nossos acadêmicos”, finaliza a professora Carolina Pessoni, com a experiência de ser docente em um ambiente com conteúdos ricos como esses.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo