A imagem mostra momentos da palestra sobre Saúde Mental

Tema “Saúde Mental” inaugura a SIPAT do Grupo UniEduK

A psicóloga e professora Carla Borges, gestora dos cursos tecnólogos de RH, Logística e Marketing do Grupo UniEduK, falou sobre o tema “Saúde Mental” aos colaboradores da UniMAX, em Indaiatuba, e da UniFAJ em Jaguariúna. Ela considera que o assunto voltado ao trabalhador ainda é um tabu para muitas pessoas, pois é difícil separar o pessoal do profissional.

Com o tema “Saúde Mental do Trabalhador”, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA do Grupo UniEduK iniciou sua Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho – SIPAT. O assunto foi abordado tanto nas unidades da UniMAX, em Indaiatuba, e da UniFAJ em Jaguariúna.

A abordagem foi feita pela psicóloga e professora Carla Borges (gestora acadêmica dos cursos tecnólogos de RH, Logística e Marketing). “O tema Saúde Mental do Trabalhador ainda é um tabu para muitas pessoas, pois é difícil separar o pessoal do profissional”, ressalta a docente.

Na dinâmica aplicada, o objetivo principal era lidar com situações que possam causar estresse e possíveis problemas comportamentais no trabalho, de forma a lidar melhor com essas situações e, ainda, oferecendo recursos emocionais para lidar com os problemas. Os colaboradores puderam trabalhar os próprios medos e angústias de uma maneira lúdica. Após esse enfrentamento, foram oferecidos outros recursos para que pudessem lidar melhor quando esses mesmos medos e angústias surgirem no dia a dia da empresa”, acrescenta a professora Carla Borges.

Eduardo Alexandre de Lima Junior, colaborador da Escola de Negócios e 1º secretário da CIPA (gestão 2022/2023), cita que: “A palestra foi muito dinâmica e fez com que saíssemos da nossa zona de conforto. Utilizar as bexigas para demonstrar nossos medos, sonhos e desejar o bem para nossos amigos foi algo incrível que, com toda certeza, ficará em nossos corações“, conclui.

Sobre a SIPAT A SIPAT é uma obrigação legal definida pela Portaria N° 3.214 (NR 5, item 5.16 – letra “O”). A lei descreve que é dever da CIPA  “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”.

Pular para o conteúdo