Trabalho decente e crescimento econômico: O que eu tenho a ver com isso, afinal?

Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 

Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais.

São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil em busca de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios de nossa sociedade. 

Com toda a certeza, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais e há anos já desenvolve isso com seus alunos e toda comunidade.

Hoje vamos conhecer o ODS 8. A proposta é que você mergulhe nessa jornada pela sustentabilidade do planeta e responda para si mesmo: o que eu tenho a ver com isso?

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

Esse é um tema que afeta toda a sociedade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 204 milhões de pessoas estavam desempregadas em 2015. Pensando em medidas para diminuir esse número até 2030, este Objetivo apresenta 10 metas, entre elas: 8.1 Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos; 8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação. Nesse sentido, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o empreendedorismo será fundamental na criação de vagas de trabalho, assim como medidas efetivas para erradicar o trabalho forçado, a escravidão e o tráfico de humanos. 

Clique aqui e saiba mais sobre esse ODS!

Confira alguns destaques de nossos cursos ligados ao ODS

Fontes: 

https://brasil.un.org/

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html

Pular para o conteúdo