A imagem mostra a UniFAJ que recebeu nota máxima no recredenciamento do MEC

UniFAJ conquista nota máxima no recredenciamento do MEC

O processo de recredenciamento institucional do MEC contempla a avaliação de cinco eixos: análise do Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura, o que garantiu ao Centro Universitário de Jaguariúna nota máxima (5) em seu recredenciamento. A UniFAJ também conquistou nota máxima (5) no curso tecnólogo de Gestão Industrial. Para isso, foram avaliados a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a infraestrutura.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Relatório de Avaliação referente ao Recredenciamento do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ (Grupo UniEduK). A Comissão Avaliadora do MEC realizou o trabalho entre os dias 12 e 14 de junho, e o conceito obtido foi 5, nota máxima, em uma escala de 1 a 5.

A nota máxima foi atribuída à UniFAJ após um processo criterioso de avaliação com análise documental; avaliação da Instituição e reuniões com diretores, gestores de áreas e de cursos, funcionários técnico-administrativos, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Além disso, a Comissão do MEC realizou uma visita por toda a infraestrutura (laboratórios, salas de aula, sala dos professores, espaços de práticas etc.) em todos os campi do Centro Universitário de Jaguariúna.

O processo de recredenciamento institucional do MEC contempla a avaliação de cinco eixos: análise do Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura, o que garantiu ao Centro Universitário de Jaguariúna nota máxima (5) em seu recredenciamento. Dentro desse eixo, são avaliados mais de 80 quesitos.

A UniFAJ também conquistou nota máxima (5) no curso tecnólogo de Gestão Industrial. Para isso, foram avaliados a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e Tutorial e a infraestrutura.

Esse resultado reforça o compromisso da instituição em promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos seus alunos.  O reconhecimento também demonstra a excelência na qualidade do ensino ofertado e mantém a instituição entre as melhores na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Listada entre as melhores instituições de ensino da RMC, a UniFAJ oferece diversas opções de cursos nas áreas de Saúde, Engenharias, Gestão e Negócios, Licenciatura e Tecnólogos. Destaca-se por oferecer mais de 50% de aulas práticas desde o início do curso e corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores.

NOTA MÁXIMA NO CURSO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Outra conquista da UniFAJ no MEC foi o reconhecimento com nota máxima (5) para o curso de Gestão da Produção Industrial.  

O curso tecnólogo com duração de seis semestres é ofertado na modalidade EaD (Ensino a Distância). Seu objetivo é formar profissionais aptos a ajudarem empresas a aumentarem e garantirem produtividade, reduzirem custos e certificarem a qualidade da produção.

Ao final do curso, o tecnólogo em Gestão da Produção Industrial é capaz de gerenciar diferentes processos operacionais e informatizados, além de ter muito contato com as equipes de chão de fábrica e supervisores. A missão desse profissional é identificar oportunidades de melhoria em toda a cadeia produtiva e, claro, seu objetivo final é a satisfação do cliente e o lucro.

SOBRE O RECREDENCIAMENTO NO MEC

Segundo o órgão federal, o recredenciamento deve ser solicitado pela Instituição de Ensino Superior (IES) ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), junto à secretaria competente.

Esse ciclo avaliativo prevê que todos os cursos serão avaliados a cada três anos: inicia-se pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) aplicado aos estudantes nas áreas definidas anualmente pela Portaria Ministerial e, posteriormente, realiza-se a avaliação dos respectivos cursos e das IES, paralelamente à avaliação institucional.

SOBRE O GRUPO UNIEDUK

Há 24 anos no mercado, o Grupo UniEduK, é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, Centro Universitário Max Planck – UniMAX e Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, instituições reconhecidas com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Com a missão de promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos, o Grupo UniEduK tem como foco transformar o futuro das pessoas, na prática. Para tanto, dispõe de moderna infraestrutura em 9 campi, equipada ainda com Hospital Veterinário, Interclínicas e Centro Clínico de Especialidades Médicas. Tendo como mote fornecer uma educação de qualidade e prática que empregue pessoas, o Grupo UniEduK não mede esforços para investir em inovação, pessoas, infraestrutura e tecnologias que façam a diferença na formação profissional.

Para isso, adota o Modelo de Ensino Educar, que utiliza de metodologias ativas, no qual o aluno é o protagonista de sua jornada de aprendizagem, além de oferecer certificações intermediárias para aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São diversos cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio nas modalidades presencial e a distância, entre outras opções de pós-graduação, MBA, extensão e especialização. Todos os cursos presenciais possuem, no mínimo, 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

Pular para o conteúdo