UniFAJ e UniMAX apoiam palestra sobre prevenção ao câncer de próstata
Evento foi realizado gratuitamente pelo Galleria Shopping, em Campinas, e destacou a importância da prevenção como combate à doença
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) apoiaram uma palestra realizada pelo Centro de Oncologia Campinas (COC), em Campinas, na última semana. O evento, organizado pelo Galleria Shopping em parceria com a loja Blue Lord, foi uma ação da campanha do Novembro Azul e teve como objetivo destacar a prevenção como o principal meio para superar o câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados anualmente, com uma taxa de mortalidade em torno de 15 mil óbitos por ano.
“Os avanços no diagnóstico e nas modalidades de tratamento garantem uma qualidade de vida e uma sobrevida aos pacientes. Ao mesmo tempo, com diagnóstico em fases iniciais, os médicos ficam em melhores condições para classificar a doença. Em algumas situações, podemos ter uma doença de baixo risco de progressão e que pode ser acompanhada”, explica o médico urologista e docente do curso de Medicina da UniFAJ, Dr. Lucas Mira Gon.
Conhecer os fatores de risco significa chegar mais perto de um diagnóstico precoce da doença. Cerca de 60% dos casos ocorrem em homens negros. Nove em cada dez diagnósticos de câncer de próstata no Brasil são em homens a partir dos 55 anos de idade. História da doença na família antes dos 60 anos e sobrepeso ou obesidade também contribuem para o risco aumentado de desenvolvimento da neoplasia.
“Hoje entendemos o quanto é importante fazer o diagnóstico. Sabemos que, com classificação adequada, os casos de baixo risco podem ser acompanhados e com isso conseguimos diminuir a morbidade da doença”, sintetiza o médico urologista.
Segundo dia de ação
No último sábado de novembro, a campanha do Centro de Oncologia Campinas (COC) contou com o Sábado Sem Câncer, uma ação para realizar exames de prevenção de câncer de próstata em 440 homens. O levantamento inicial do perfil dos participantes indicou que 24% deles, ou 101 pessoas, nunca haviam realizado a avaliação. Foram arrecadados 35 kg de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas que serão encaminhados a entidades assistenciais.
Foram realizados exames de PSA (antígeno prostático específico) e toque retal, ferramentas essenciais para identificar precocemente casos suspeitos da doença. Os resultados dos exames de PSA e clínico serão analisados e enviados aos participantes por e-mail ou WhatsApp. Os casos suspeitos serão encaminhados a novas ações, como:
– Avaliação da relação PSA livre sobre PSA total para refinar diagnósticos.
– Indicação de ressonância multiparamétrica da próstata, conforme necessidade.
– Realização de biópsias, nos casos com maior suspeita clínica.
O Sábado Sem Câncer também contou com o apoio da UniFAJ e da UniMAX.