UniFAJ e UniMAX são tetracampeãs da Gincana do Bem da SMCC
Cursos de Medicina dos centros universitários arrecadaram a maior quantidade de donativos e incentivaram a doação de sangue neste sábado
Pela quarta vez consecutiva, os cursos de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) conquistaram o 1º lugar no “Dia D de Doação”, uma Gincana do Bem promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e pelo Hemocentro de Campinas neste sábado (9/11), com o objetivo de incentivar a doação de sangue e arrecadar mantimentos para famílias carentes.
Os alunos, docentes e colaboradores da UniMAX e da UniFAJ organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, calçados, itens de higiene e doação de sangue. A campanha garantiu aos centros universitários a soma de 54.727 pontos e, assim, a conquista do primeiro lugar da gincana pelo quarto ano consecutivo.
A segunda colocada da Gincana do Bem foi a São Leopoldo Mandic, com 32.594 pontos, na terceira colocação ficou a PUC-Campinas, com 24.326 pontos, e, no quarto lugar, a Unicamp, com 9.235 pontos. Ao final do “Dia D de Doação” foram arrecadadas 6.097 peças de roupas e calçados, 1.893 itens de higiene, 2.213 quilos de alimentos e 47 bolsas de sangue.
As roupas e cobertores foram encaminhados à Prefeitura de Campinas e, posteriormente, a diversas entidades assistenciais. Já os alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal serão doados à Integra Campinas. As bolsas de sangue foram coletadas pelo Hemocentro de Campinas, responsável pelo abastecimento das unidades hospitalares da região. Cada uma das bolsas de sangue doadas pode salvar até quatro vidas.
Para o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, mais importante do que a vitória na competição foi poder ajudar. “O mais importante foi mais uma vez auxiliar as famílias que tanto precisam do nosso apoio. Estarmos atentos às necessidades da sociedade também é uma das missões do nosso curso de Medicina”, afirmou Pacetta.
A diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, reforçou o posicionamento humanitário das instituições. “Nossos cursos são focados na humanização, com o compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, seja no atendimento nas unidades de saúde ou prestando auxílio no dia a dia, além de ações como a deste sábado”, ressaltou Luciana.