UniFAJ promove ação para alertar importância do diagnóstico precoce de câncer de mama nos pets
Evento será realizado neste sábado (26/10) no Hospital Veterinário de Pequenos Animais do centro universitário
Neste sábado (26/10), o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) irá promover uma ação de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama nos pets. A ação voltada ao Outubro Rosa acontecerá das 8h às 17h, no Hospital Veterinário de Pequenos Animais da UniFAJ.
O evento tem o objetivo de alertar os tutores sobre a incidência de câncer nos cachorros e gatos, já que esses animais também podem desenvolver a doença, principalmente as fêmeas.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a probabilidade da ocorrência do câncer de mama está entre 45% e 50% nas fêmeas caninas com propensão ao desenvolvimento de mutações nocivas nas células. Já nas fêmeas felinas a probabilidade fica entre 20% e 30%.
Durante a ação, haverá atendimentos específicos voltados para a campanha, como exames laboratoriais, cirurgias de castração, consultas, eletrocardiograma e atendimentos com especialistas, como cardiologistas e oncologistas, e exames de ultrassom e raio-x. O serviço de cirurgia de castração deverá ser previamente agendado com o Hospital Veterinário de Pequenos Animais.
A ação de Outubro Rosa também contará com sorteio de brindes e com a participação da equipe de Medicina Veterinária da UniFAJ, que estará à disposição dos participantes para tirar dúvidas e compartilhar orientações.
A médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), professora Dra. Aline Ambrogi, alerta para alguns cuidados que os tutores devem ter para identificação de um possível câncer de mama. “Diante do risco da doença, é importante que o tutor fique alerta quanto ao surgimento de nódulos nas mamas do animal. Com certa frequência, é necessário que se faça uma avaliação, posicionando o pet de barriga para cima e apalpando suas mamas. É importante salientar que cadelas possuem 5 pares, enquanto os felinos possuem quatro”, informa.
Aline orienta que, em caso de identificação de caroços ou bolinhas na região, é indispensável levar o animal para uma avaliação médica. Outros sintomas que podem indicar que o animal está com câncer de mama são: dores na região das mamas, presença de secreções na região mamaria, apatia, falta de apetite, febre e dificuldade respiratória quando há evolução para metástase pulmonar.
Serviço:
Outubro Rosa – Hospital Veterinário da UniFAJ
Data: 26/10
Horário: das 8h às 17h
Local: Hospital Veterinário de Pequenos Animais da UniFAJ (Rod. Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – km 127 – Tanquinho velho, Jaguariúna – SP)