UniFAJ recebe selo “Instituição Amigo do Empreendedor”
Programa do Governo Federal fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes
Neste mês de novembro o Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ foi reconhecida com o selo Instituição Amigo de Empreendedor – IAE, programa que busca criar espaços de interlocução dentro do ambiente das instituições de ensino superior para orientação e capacitação de empreendedores e potenciais empreendedores.
O Projeto IAE é coordenado por um grupo interinstitucional, formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, de Instituições de Educação Superior e outras Instituições que poderão ser convidadas a participar.
O selo foi criado para identificar as Instituições de Ensino Superior que desenvolvem iniciativas de apoio ao empreendedorismo. A UniFAJ preenche os requisitos adotados pelos órgãos do Governo e a partir deste mês faz parte do IAE.
De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico da UniFAJ, José Carlos Pacheco Coimbra, esta é mais uma conquista da Instituição e principalmente dos alunos. “A UniFAJ vem crescendo de maneira incessante e consistente. A conquista deste selo é apenas mais um reflexo daquilo que a Instituição vem trabalhando há anos, a educação em sua mais plena configuração, o trabalho duro, a aspiração e o sonho de nossos queridos alunos. Assim é a UniFAJ. Essa conquista é de todos nós”, ressaltou.
O Programa “Instituição Amiga do Empreendedor” fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes para alcançar os seguintes resultados:
– Aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza;
– Aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender;
– Reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor;
– Promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial (criatividade, espírito de iniciativa, aceitação de risco, autoconfiança, independência, etc.); e
– Contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo.