UNIMAX ATUALIZA! A DIFERENÇA ENTRE MARKETING E PUBLICIDADE
Esse é um questionamento que me acompanha durante praticamente toda minha vida profissional: “Você trabalha com Marketing? Faz um banner pra mim?”
O próprio mercado confunde muito a atuação de um profissional de Publicidade e de Marketing. Vou tentar apresentar as responsabilidades e linhas de atuação de cada um.
A Publicidade e Propaganda é uma habilitação da Comunicação Social, assim como o Jornalismo e as Relações Públicas. O Profissional de Publicidade é o responsável por identificar o público de um determinado produto, encontrar esse público e transmitir uma mensagem que o motive a ação. Seja de natureza institucional ou promocional, em uma agência, o publicitário pode atuar em Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia ou Produção.
O Marketing, ao contrário da Publicidade, não é uma habilitação da Comunicação, mas sim, uma disciplina da Administração. O profissional de Marketing, acima de tudo é um profissional em Inteligência de Mercado.
O Profissional do Marketing trabalha para atingir três grandes objetivos:
1- Trazer rentabilidade para os empresários. Toda empresa precisa de lucratividade para que o empresário recupere o investimento realizado, realize novos investimentos, cresça e se desenvolva. O profissional de Marketing atua com as ferramentas das Melhores Práticas de Gestão, para garantir o alinhamento das ações às estratégias da organização.
2 – Proporcionar Qualidade de Vida aos Colaboradores. Diversas pesquisas reforçam o conceito que pessoas felizes, produzem mais e melhor. O Endomarketing (Marketing Interno das Organizações) atua diretamente nas pessoas, para além de proporcionar um ambiente de alta performance, oferecer um ambiente de trabalho que promova a inovação, o aprendizado, a motivação e o engajamento.
3 – Atender as expectativas dos consumidores. Todo produto ou serviço é criado para atender uma necessidade não atendida. Compreender quais são as expectativas e desejos dos consumidores, é fundamental para que possamos ofertar a melhor solução.
Estes objetivos são conquistados através do desenvolvimento dos novos 4Ps do Marketing: Processos, Pessoas, Programas (onde estão os antigos 4Ps – Produto, Preço, Praça e Promoção) e Performance. Dessa forma, o Marketing atua diretamente para trazer rentabilidade e performance, oferecendo soluções inovadoras e que as pessoas desejam.
12/09/2018