UNIMAX ATUALIZA! FILTRO SOLAR, USE E ABUSE!
FILTRO SOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO
Estamos na estação mais calorosa do ano, o verão, em que tudo é vibrante e chamativo, ótima temperatura para aproveitar a água do mar ou da piscina. São nestas e outras horas que precisamos ter um pouco mais de cuidado com a nossa pele, fazendo uso do filtro solar entre 15 a 30 minutos antes de nos expormos ao sol.
O filtro solar é considerado medicamento, auxiliando por meio de barreiras físicas e químicas, a bloquear a radiação ultravioleta, impedindo que atinja o tecido cutâneo. Estes raios ultravioletas quando atingem a pele em horários de pico de radiação, desencadeiam reações no nosso corpo que levam a alterações na expressão de DNA, ativando alguns mediadores de inflamação e metaloproteinases, que causam degradação de várias proteínas da pele, inclusive o colágeno, estimulando o fotoenvelhecimento, queimaduras, disfunções na pigmentação e ainda, alguns tipos de câncer de pele.
Ao contrário do que se pensa, o uso do filtro solar não é restrito apenas a ambientes abertos, mas sim durante todos os dias, sendo reaplicado a cada quatro horas, inclusive sob iluminação artificial de lâmpadas incandescentes, fluorescentes e outros tipos, pois estas fontes de luz também são capazes de produzir alguns tipos de radiação nociva.
O mercado industrial e magistral está em constante aprimoramento, desenvolvimento e controle de novas matérias-primas, disponibilizando nas prateleiras diversas opções de filtros solares, grande parte atuando não apenas contra a radiação ultravioleta, mas também conta com ativos pigmentantes, antienvelhecimento ou hidratante, com opções até para o consumidor mais exigente.
O importante, aquém da opção é se prevenir, dos males causados pela absorção dessa radiação luminosa e aproveitar o verão ao máximo sem se preocupar com os efeitos do sol.
Paulo José Pereira de Lima, egresso de Farmácia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck
22/12/2019