UniMAX divulga programação do projeto ‘100% Saúde’ em setembro
Projeto gratuito é destinado a quem busca uma rotina de vida mais saudável e a quem deseja emagrecer de forma consciente e orientada
O Projeto “100% Saúde”, desenvolvido pelo Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em Indaiatuba, apresenta sua programação para o mês de setembro. O projeto oferece atendimento multidisciplinar gratuito para quem busca uma rotina de vida mais saudável, seja pela conscientização sobre a saúde ou pela perda de peso a partir de uma alimentação equilibrada e atividade física, incluindo aqueles que anseiam passar pela cirurgia bariátrica.
Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, a partir das 18 horas, na Câmara Municipal de Indaiatuba. A agenda de setembro contemplará os seguintes temas:
04/09 – A importância da mastigação (Natália Amorim, nutricionista)
11/09 – Aprenda a controlar sua raiva! (Ada Riberti, psicóloga)
18/09 – Infertilidade na obesidade (Dr. Alexandre Rossani, ginecologista obstetra e especialista em reprodução humana)
25/09 – Doenças Inflamatórias intestinais (Dr. Felipe Chaim, gastrocirurgião)
Iniciado em 2015, o projeto já atendeu mais 16.720 participantes que, juntos, conseguiram eliminar mais de 14 toneladas de peso corporal.
De acordo com o idealizador e diretor do 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves, a principal dificuldade de quem passa por esse processo está no foco e na conscientização. “A pessoa precisa se conscientizar de que o que está ruim pode ficar cada vez pior se ela não mudar seu estilo de vida. E, por isso, ela precisa manter o foco, resistir às tentações, que são muitas e diárias, e dessa maneira atingir o objetivo de eliminar o peso necessário. Incluindo aqueles que desejam fazer a bariátrica e muitas vezes desistem da ideia porque percebem que a perda de peso é possível adotando rotinas saudáveis”, explica o diretor.
Os temas das palestras são pertinentes ao dia a dia do obeso e de quem deseja uma vida mais saudável. “Eu era obeso, fiz o tratamento, emagreci 30kg antes da cirurgia e 20kg depois. Por isso, as dificuldades do meu dia a dia também são inspiração para os temas das palestras”, explica Alves.
O diretor destaca que o projeto também é voltado a quem busca hábitos saudáveis. “Existem muitas pessoas que são magras, mas estão sedentárias, sem fazer atividade física. Então a nossa ideia é incentivar as pessoas a terem uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação adequada”.
O time multidisciplinar que compõe o projeto consegue traçar metas e estratégias para que essas pessoas insiram os bons hábitos alimentares e a atividade física em suas vidas de modo permanente e como um estilo de vida. “Quem já passou por um processo de emagrecimento sabe que a luta é diária. E que, para vencer, é preciso se munir de estratégias que permitam levar a vida normalmente, mas sem abrir mão do equilíbrio, tão importante para se manter bem”, afirma o diretor. As estratégias incluem planos alimentares definidos por especialistas em nutrição.
Para participar do 100% Saúde, basta comparecer aos encontros que ocorrem na Câmara Municipal da cidade. No caso da primeira participação, é preciso levar documentos pessoais como CPF, RG e Cartão SUS.
Nos encontros os participantes passam inicialmente por alguns procedimentos como pesagem, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas. Em seguida eles assistem à palestra do dia. Nesse momento há uma troca de informações e os participantes podem esclarecer suas dúvidas.
O Projeto 100% Saúde é realizado em parceria da UniMAX com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.