Aula prática sobre evidências do metabolismo celular
Durante a aula de Bioquímica orientada pelo professor Ricardo Hakime, estudantes do 2º semestre de Biomedicina e Fisioterapia realizaram uma prática sobre evidências do metabolismo celular.
Segundo o docente, os alunos estudaram a atividade metabólica das células de Saccharomyces cerevisiae (fermento biológico) e observaram quais são os principais substratos metabólicos (sacarose ou o adoçante artificial), evidenciado com a produção de gás (CO2) que enche uma bexiga presa ao tubo de ensaio contendo a mistura celular. “O adoçante (Stevia) não é um substrato metabólico, portanto não há atividade metabólica evidente”, explica Ricardo.
Ele destaca, ainda, que as competências e habilidades desenvolvidas contemplam a capacidade observacional de sinais que evidenciam a atividade metabólica. “Também desenvolvem visão crítica e reflexiva, além de sugerir hipóteses para as manifestações observadas. Tendo como importância a compreensão do metabolismo celular e de biomoléculas energéticas”, considera o professor.
Saiba mais sobre os cursos – Biomedicina e Fisioterapia!
Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck
Inscrições: www.faculdademax.edu.br
Telefone: (19) 3885-9900
Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)
06/12/2019