Validação de Problemas e Construção do Mapa da Empatia (Empathy Map)
Sob orientação do professor Julio Cesar Passos, os alunos do 4º semestre dos cursos de Marketing e Logística da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba desenvolveram o projeto de Startups contendo inovações que sejam escaláveis para o mercado e clientes finais. Para isso, os estudantes utilizaram o laboratório de informática e realizaram o preenchimento do Mapa da Empatia de acordo com o que foi discutido em grupo.
O mapa da empatia (Empathy Map) é um recurso utilizado para entender melhor uma pessoa, no caso o potencial cliente. Nesse mapa, existem alguns pontos em que serão colocadas informações para que possam saber a necessidade do cliente.
Esses pontos representam ideias, sentimentos e demandas que a persona enfrenta, e são conhecidos como:
- O que ele pensa e sente?
Principais preocupações e aspirações.
- O que ele ouve?
O que as pessoas falam, canais de comunicação, marcas que se identifica.
- O que ele vê?
Quem compõem seu círculo social, lugares que frequenta.
- O que ele fala e faz?
Atitude em público, comportamento.
- Quais são suas dores?
O que tem medo, quais as suas frustrações, obstáculos.
ais são suas necessidades?
Formas de medir sucesso, quais são seus objetivos.
cordo com o docente, o objetivo da disciplina e da atividade promovida foi desenvolver as habilidades empreendedoras dos alunos de Logística e Marketing.
Texto: Natalia Komori
Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)
11/09/2019