Visita aos serviços de saúde de Indaiatuba
Entre os dias 13 e 14 de dezembro, os estudantes do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck realizaram as primeiras visitas às UBS (Unidades Básicas de Saúde) e aos serviços especializados de saúde de Indaiatuba.
O intuito foi mostrar a estrutura e o funcionamento da rede de atenção à saúde aos estudantes que, a partir do próximo ano estarão inseridos em equipes de saúde da família. Como parte dessas equipes, os estudantes irão atuar semanalmente nas unidades básicas de saúde durante os seis anos da graduação. As práticas no SUS (Sistema Único de Saúde) incluem o acompanhando de dez famílias ao longo da formação, além da participação em atendimentos de rotina dos serviços, sempre acompanhados por preceptores e docentes da UniMax.
Nos dois primeiros anos eles trabalham com promoção da saúde e prevenção de doenças e nos quatro anos seguintes ampliam suas atividades com a formulação de diagnósticos e tratamentos medicamentosos. Desde o início da formação, a atuação dos estudantes envolve as unidades especializadas, incluindo o Hospital-Dia e o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC).
Na UBS do Parque Indaiá, por exemplo, os estudantes de Medicina foram recebidos pela enfermeira da equipe de saúde que apresentou o papel da UBS no acolhimento às necessidades de saúde dos usuários. Ela falou, ainda, sobre a promoção da saúde realizada nas visitas às casas dos moradores.
Divididos em grupos, os futuros médicos também conheceram as UBS Cecap e Pioli, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital-Dia e o HAOC. Em cada serviço de saúde, foram recebidos pelos responsáveis, parceiros da UniMAX na formação médica. “O compromisso do Centro Universitário Max Planck, da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital HAOC é o de desenvolver um currículo médico baseado na prática e voltado à melhoria da qualidade dos serviços de saúde em Indaiatuba, preparando assim, os futuros profissionais para enfrentarem os desafios do século XXI”, destaca a coordenadora do curso, professora Valéria Vernaschi Lima.
[fancygallery id="342" album="392"]
Vestibular Medicina 2019
O vestibular 2019 para o curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba acontece no dia 03 de fevereiro de 2019, domingo, às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso. As inscrições podem ser feitas pelo link https://vestibularmedicina.poliseducacional.com.br/Inscricao.aspx?etp=1
Dúvidas – Ligue para (19) 3885-9900.
Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)