UniMAX realiza primeiro encontro do “Planejamento de Carreiras” no Colégio Candelária

O projeto “Planejamento de Carreiras” foi idealizado pela Escola de Negócios da UniMAX e é destinado a alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio do Colégio Candelária. As etapas do projeto consistem em aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras e encontros bimestrais para apresentação dos cursos.

No mês de junho, a UniMAX realizou o primeiro encontro do projeto “Planejamento de Carreiras” com os alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio do Colégio Candelária. O projeto de orientação profissional foi criado pela Escola de Negócios do Grupo UniEduK.

Neste primeiro encontro, foram apresentados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia de Controle e Automação e Medicina Veterinária.

Na oportunidade, foram feitas as apresentações da profissão, faixa salarial, mercado de trabalho, campos de atuação, empresas da região (exemplo de multinacionais), futuro da profissão, especializações possíveis no curso, entre outros temas, além de atividades práticas para que os alunos vivenciem a experiência de como é realmente o curso.

A aluna do 7º semestre de Medicina Veterinária da UniMAX, Laura Cardoso, que foi palestrante do curso de Medicina Veterinária, comenta sobre o projeto. “Apresentar meu curso neste primeiro encontro no Colégio Candelária foi algo muito bacana, os alunos estão aproveitando e muito a oportunidade, fazendo perguntas pertinentes ao assunto e buscando se encontrar nas áreas que estamos levando, todos amaram conhecer sobre o curso”, conclui.

Sobre o projeto “Planejamento de Carreiras”

O objetivo do projeto é impactar a vida de alunos de Ensino Médio por meio da informação e da experiência prática. O intuito é que eles conheçam mais a fundo sobre cursos de interesse por meio de rodas de conversas e workshops realizados durante o horário de aula.

Ao final do projeto, os alunos realizarão uma visita na UniMAX para conhecer a infraestrutura e os diferenciais da instituição.

De acordo com a Escola de Negócios, o projeto baseia-se:

  • Etapa 01 – Aplicação do Teste de Consultoria de Carreiras:

No primeiro encontro, realizado em maio, os alunos fizeram um teste on-line disponibilizado, de forma gratuita, pela UniMAX. O teste contém 30 perguntas. Eles tiveram que classificar algumas situações do que mais gostam para o que menos gostam. Assim, eles buscaram maior autoconhecimento e descoberta de soft skills que podem impactar nessa escolha.

No final do teste, foi disponibilizado um relatório personalizado para cada aluno, contendo as seguintes informações:

  1. Perfil Primário e Secundário com suas principais características;
  2. Animais que combinam com os perfis encontrados;
  3. Cores que combinam com os perfis encontrados;
  4. Países que combinam com os perfis encontrados;
  5. Personagens e Personalidades que são parecidos com os perfis encontrados;
  6. Mapa de carreiras com cursos encontrados a partir dos resultados obtidos na resposta dos testes.

Eduardo Alexandre de Lima Junior, um dos idealizadores do projeto e funcionário da Escola de Negócios, explica que os alunos foram divididos com base resultados obtidos. Isso gerou subgrupos, sendo:

* Saúde: para os que obtiveram maior resultado para cursos nessa área;

* Exatas/Gestão de Negócios: para os que obtiveram maior resultado para cursos nesse segmento;

* Humanas/Ciências Aplicadas: para os que obtiveram maior resultado para cursos desse subgrupo.

  • Etapa 02 – Encontros Bimestrais para apresentação dos cursos:

Nestes encontros, são explicadas, de forma teórica e prática, algumas informações como:

  1. Apresentação da profissão;
  2. Faixa salarial;
  3. Mercado de trabalho;
  4. Campos de atuação;
  5. Empresas da região (exemplo de multinacionais);
  6. Futuro da profissão;
  7. Possíveis especializações na área do curso, entre outros temas.
Pular para o conteúdo