Uso Racional de Medicamentos é tema de atividade prática de Farmácia
Iniciativa mobilizou alunos do 1º e 3º semestres
Você costuma triturar comprimidos antes de consumi-los? Já ouviu falar que para cada remédio existe uma receita diferente? Essas e outras dúvidas foram abordadas por alunos de Farmácia em uma atividade prática. O desafio Uso Racional de Medicamentos fez parte das disciplinas Farmácia Social (1º semestre) e Farmacologia Geral (3º semestre) e aconteceram nos meses de maio e junho.
“Os grupos tiveram que pesquisar sobre um determinado assunto dentro do tema proposto e desenvolver uma pesquisa online sobre a opinião e hábitos da população de maneira geral. Foram coletadas 500 respostas. Os alunos usaram esses resultados para montar seus materiais informativos, que puderam ser por diversas mídias, como impressa, virtual, audiovisual, entre outras. Além disso, usaram como material no trabalho pesquisado”, explicou o professor Dreisson Aguilera, responsável pela iniciativa.
Cerca de 60 alunos foram divididos em 15 grupos. Para o docente, os alunos entenderam a importância do tema, que tem até uma data especial, comemorada em 05 de maio: Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos. “A participação dos alunos foi excelente, com muito empenho e dedicação. E os materiais produzidos ficaram muito bons”, contou o docente.
Para a estudante Adriana Tavares da Silva, do 1º semestre, a atividade foi bem diferente e proveitosa. “Eu já sou formada em Química e trabalho em indústria farmacêutica. Mas é totalmente diferente essa parte de assistência farmacêutica. Eu não tinha grande noção de informações tão simples e a gente vai descobrindo durante a pesquisa. O jeito que o professor conduziu a atividade, deixando os alunos livres para desenvolver, foi onde todos tiveram criatividade, elaboraram coisas diferentes e todos gostaram do que viram. Acho que é gostoso aprender assim, com certeza aprendemos mais com esse formato”, contou.
Colega de sala, Alessandra da Silva Carmona também aprovou a iniciativa, especialmente porque fez importantes descobertas. “Eu achei bem legal e criativo, pois cada grupo pensou em um formato diferente. Por exemplo, aprendemos que capim limão e citronela são iguais, então devo ter tomado chá de citronela sem saber. Deu pra aprender muito e tiramos dúvidas de teoria que, com certeza, vai ajudar na prova”, disse.
Segundo a aluna, a atividade serviu também para reforçar o papel fundamental do farmacêutico para a sociedade. “Desde que eu comecei na faculdade eu mudei meu olhar sobre a profissão, acho que tem que ser mais valorizada. O farmacêutico tem um papel fundamental, maior do que vemos na farmácia. É um profissional que estuda muito, especialmente sobre medicamentos e as interações, muitas vezes mais que o próprio médico”, afirmou.
A opinião da estudante vai ao encontro dos objetivos da atividade. “O Farmacêutico é um profissional que está na linha de frente quanto ao uso racional e a automedicação, sendo o prestador de informações necessárias ao bom uso do medicamento e corresponsável pelos resultados positivos na farmacoterapia do paciente. Com esse projeto, os alunos puderam desenvolver uma forma de vivenciar as necessidades da profissão e buscar soluções quanto à veiculação da informação necessária para melhorar o uso racional de medicamentos”, concluiu o professor Dreisson.
Importante reforçar que o curso de Farmácia da MAX foi reconhecido com nota 4 pelo MEC, entre outros atributos, pela qualidade do projeto pedagógico e laboratórios com equipamentos modernos, e de acordo com as normas técnicas que regem a atividade farmacêutica, entre eles: Manipulação, Bromatologia, Química, Morfologia e Microbiologia, além da mini-indústria farmacêutica com equipamentos que reproduzem o processo real de industrialização da área de Farmácia.
30-06-2017