Comércio Exterior e Administração conhecerão a infra-estrutura do local
As visitas técnicas dos alunos da Faculdade Max Planck prosseguem neste fim de semana. Desta vez o destino é o Porto de Santos. Para esta visita, as turmas de Comércio Exterior e Administração foram convidadas para conhecerem mais uma dimensão prática do que é estudado em sala de aula.
O professor Ricardo Nóbrega, que acompanhará os alunos na visita, afirma: “Essa é uma excelente oportunidade para o pessoal de Comércio Exterior visualizar as operações portuárias, tipos de carga, containers, navios, carregamentos e descarregamentos, acesso ao porto - através de estradas que já possuem limites, conhecendo, também, seus reflexos para os exportadores e importadores brasileiros”.
“Já para o pessoal de Administração de Empresas – continua, eles terão a possibilidade de conhecer um pouco da infra-estrutura de um país com seus limites e desafios para o futuro. E o porto de Santos é um ícone no que diz respeito a esse assunto. De um modo geral, para as duas turmas, a visita será importante para que conheçam os gargalos desse setor e a necessidade de se investir na expansão dos portos para que o processo de internacionalização brasileira possa ser bem sucedido”.
O corpo docente da faculdade está otimista com os bons resultados dessas visitas técnicas. Isso traz motivação aos professores e coordenadores, que percebem o empenho de cada aluno na busca de novos conhecimentos que sustentem sua formação profissional.
Todos os temas que envolvem essas visitas são exaustivamente debatidos para que os alunos entendam a importância de se desenvolver uma visão de negócios, não somente relacionada ao ambiente interno de uma empresa, mas também ao país, em suas várias dimensões - infra-estrutura, acesso a portos e aeroportos, energia, etc.
No início do mês de abril, dia 4, aproximadamente 25 alunos de Comércio Exterior - do 1º e 3º semestre, e de Marketing, do 3º semestre, também estiveram no porto de Santos.
Na ocasião, eles assistiram uma palestra organizada pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) – Autoridade Portuária de Santos, onde foram abordados temas como: projetos efetivos e futuros no porto de Santos, oportunidades de negócio e transporte marítimo.
Além da palestra dirigida aos alunos, um engenheiro da Codesp esclareceu todas as suas dúvidas a respeito dos negócios decorrentes da expansão do porto.
Na volta da viagem, cada aluno ficou com a incumbência de produzir um relatório sobre a visita, que ficará arquivado na faculdade.
POR: VAGNER COUTO