Aconteceu durante os dias 7 e 8 de dezembro, o XVII Encontro de Iniciação Científica – ENIC 2017, exposição que contou com 270 grupos apresentando diversos trabalhos acadêmicos, derivados de 18 cursos da instituição. O objetivo desse evento é contribuir para a perspectiva de desenvolvimento dos alunos, incentivando à formação de novos pesquisadores.
Segundo a coordenadora responsável pelo setor de Pesquisa de Iniciação Cientifica – PIC e Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares - NEPI, professora Dra. Ana Maria Sperandio, os projetos foram desenvolvidos durante todo o ano letivo dos alunos, sendo o evento a apresentação final do trabalho. E simplifica que toda essa ação traz um diferencial para a futura profissão do estudante. “Isso para mim é fundamental”, comenta a docente. “Cada trabalho desses merecia muito, pois é a conclusão de 4, 5 anos de estudo”, aponta a professora Ana Maria. Ela enfatiza que a realização desse trabalho e o quão importante é a participação do professor orientador, também.
Ela comemora que cada vez mais as pesquisas estão sendo realizadas na UniFAJ e finaliza que “sem pesquisa, não existe o centro universitário”.
Os trabalhos foram separados por áreas acadêmicas, as transdisciplinaridades, determinadas em Ciências da Saúde, comandada pela professora Dra. Patrícia Queiroz, Ciências Exatas e Tecnológicas, pelo professor Dr. Geraldo Delgado, Ciências Sociais Aplicadas, comandado pela professora Dra. Denise Geribello e Educação, Cultura e Sociedade, pela docente e Dra. Regina Maringoni.
Participaram da exposição, os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia.
O evento foi separado entre trabalhos que estavam sendo exibidos como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e pelo PIC, coordenados pelas docentes Ana Maria Mielli e Ana Maria Sperandio, respectivamente.