Buscando debater sobre um dos assuntos mais falados na atualidade, a coordenação do curso de Enfermagem realizou na noite desta quarta-feira, 09, uma Aula Magna que abordou o tema "Epidemia explosiva do ZIKA vírus no Brasil, e suas implicações na saúde da população”. A aula foi ministrada pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Jaguariúna, Dra. Maria da Conceição de Oliveira e pela enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Moraes.
O evento que ocorreu no anfiteatro do Campus 1, teve inicio com as palavras da coordenadora do curso, Prof.ª Drª Celene Audi, que agradeceu a presença de seus alunos e das palestrantes e ressaltou a importância do assunto a ser tratado.
Dra. Maria começou sua palestra falando sobre o início do mosquito transmissor do Zika Vírus. "Antes o nosso discurso era que o mosquito botava seus ovos em água limpa, porém isso já não é mais verdade. O mosquito evoluiu e hoje em qualquer água parada o mosquito se reproduz. Basta uma gota d'agua para o ovo se transformar em larva, a larva em pupa e logo virar o mosquito", explicou a Dr. Conceição.
Além disso, entre diversos assuntos, a doutora falou sobre os sintomas do Zika, dengue e também da Chikungunya. Ambas possuem sintomas parecidos, por isso é importante investigar o histórico do paciente como a localidade em que o mesmo vive.
Já a enfermeira Silvana abordou, entre outros assuntos, sobre os principais instrumentos que a vigilância epidemiológica e o mistério da saúde têm para combater o vírus mais falado dos últimos tempos.
"Atualmente não temos um tratamento específico para o vírus. Não há vacinas, apenas o tratamento contra os sintomas", destacou Silvana.
Ao final do evento as palestrantes abriram espaço para os alunos tirarem suas dúvidas a respeito do assunto.