Pesquisa Clínica

  /  Pesquisa Clínica

Inspirado nos preceitos de excelência encontrados nas mais renomadas escolas de saúde no mundo, o Grupo UniEduK investe no desenvolvimento de uma diretoria dedicada à Pesquisa Clínica.

Oferecer uma experiência ampla de formação, preparando os alunos para os diversos desafios e oportunidades de uma carreira na área da saúde é obrigação de quem preza pela qualidade. Além disso, servir regionalmente como referência em assuntos na fronteira do conhecimento para instituições parceiras, para a sociedade e demais profissionais que necessitam de formação contínua, é um dever.

Os centros de pesquisa clínica do Grupo UniEduK estão situados em unidades de assistência através de parcerias com redes públicas de saúde e hospitais nas cidades onde o Grupo está presente. Com isso, um ambiente de formação diferenciado para alunos e professores, pautado no rigor que a condução de um estudo clínico exige, promove a qualidade assistencial, amplia o acesso da população às novas tecnologias e contribui para a sustentabilidade econômica do setor de saúde regional.

Para que serve a Pesquisa Clínica?

A pesquisa clínica serve para validar e garantir que um determinado medicamento, dispositivo móvel, dentre outros produtos a serem oferecidos no mercado para diferentes perfis de pacientes, tenham eficácia e sejam seguros. Para tanto, estudos adequadamente estruturados devem testar e monitorar a evolução de pacientes em uso desses produtos, geralmente comparando-os a controles e placebos. Ao fim, espera-se que um produto investigacional possa passar pelo crivo de autoridades regulatórias e que seja registrado.

Fases de uma pesquisa clínica

Além dos testes em laboratório e da fase pré-clínica (estudos em animais), quando o produto investigacional ainda não foi testado em humanos, são quatro as fases de pesquisa clínica atualmente conhecidas:

Vale lembrar que TODO estudo clínico necessita ser aprovado por órgãos independentes e competentes, como o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) locais, antes de serem executados pelos centros de pesquisa.

Outro ponto importante a destacar é o papel sempre voluntário de participação dos pacientes. Jamais um médico poderá obrigar um paciente a participar de um estudo clínico. Ao contrário, ele tem a obrigação de explicar do que se trata o estudo, sobre como ele será conduzido e ter condições de esclarecer todas as dúvidas de pacientes e familiares. Para a inclusão de um paciente em um estudo clínico, faz-se necessária a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), sendo dado ao paciente o direito de deixar o estudo a qualquer momento, sem qualquer ônus ou prejuízo.

Como fazer para participar de um estudo clínico em um dos Centros de Pesquisa?

Como paciente

Basta conversar com seu médico de referência ou se dirigir a uma unidade assistencial parceira do Grupo UniEduK em sua cidade e informar seu desejo de conhecer os estudos clínicos ativos para recrutamento. Nossa equipe de pesquisa fará contato com você para esclarecimentos.

Como pesquisador

Basta entrar em contato conosco através dos canais abaixo mencionando sobre seu interesse de atuar como investigador principal ou subinvestigador em estudos clínicos. Nossa equipe de pesquisa fará contato com você orientando-o quanto ao processo de cadastro, documentos e certificações exigidas e para entender sobre sua especialidade ou área de atuação.

Como membro do time de pesquisa

Se você é enfermeiro, biomédico ou farmacêutico e deseja conhecer um pouco mais sobre o universo da pesquisa clínica, buscando desenvolver competências que agreguem valor ao seu currículo para aproveitar as oportunidades que este mercado tem oferecido, basta entrar em contato conosco através dos contatos abaixo para maiores informações.

 

Não há avanço na ciência sem pesquisa clínica! Desejamos que nossos alunos e professores estejam preparados para as oportunidades que esta área de atuação oferece. E entendemos que, aos pacientes atendidos por nós, possamos oferecer sempre o melhor, ampliando suas chances de cura e reduzindo seus sofrimentos.

Pular para o conteúdo